A escola e a construção das estruturas da inteligência na criança

  • Orly Zucatto Mantovani de Assis Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Desenvolvimento. Moralidade. Construtivismo.

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de pesquisas realizadas com crianças de 7 à 9 anos, apoiandonos nos pressupostos da teoria piagetiana – que fundamenta a compreensão das relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento – objetiva verificar se a escola proporciona, verdadeiramente, aos seus alunos, a oportunidade de desenvolverem plenamente sua personalidade, a construção da inteligência, da moralidade, contribuindo para a formação de um cidadão apto a cooperar, ser solidário e capaz de empreender transformações sócio-culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orly Zucatto Mantovani de Assis, Universidade Estadual de Campinas
Profa. Dra. da Faculdade de Educação UNICAMP Coordenadora do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação/UNICAMP

Referências

ASSIS, Orly Mantovani de, ASIS, Múcio Camargo de (Org.) PROEPRE Fundamentos Teóricos - LPG/UNICAMP: Campinas, 1999.

ASSIS, Orly Mantovani de. (Org.) PROEPRE: Prática Pedagógica- LPG/UNICAMP: Campinas, 1999.

CASTELLANO CAMPOS, Elizabete Gabriela. Estágios do desenvolvimento cognitivo e as relações com os determinantes sócio-econômicos. Campinas, SP, 1989. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, UNICAMP.

KAMII, Constance e DEVRIES, Rheta. PIAGET PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. Porto Alegre: Artes Médicas SUL, 1991.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. A Solicitação do Meio e a Construção das Estruturas Lógicas Elementares na Criança. Campinas,1976, Tese de Doutorado, Faculdade de Educação - UNICAMP.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. Estudo Sobre a Relação Entre a Solicitação do Meio e a Formação da Estrutura Lógica no Comportamento da Criança. Relatório de Pesquisa. UNICAMP/INEP, 1977.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. UMA NOVA METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. São Paulo: Pioneira. 1993.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. Solicitação do Meio e Desenvolvimento Intelectual. Relatório de Pesquisa, INEP, 1981.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. L’école et la construction des structures de l’intelligence chez I’enfant . in Bulletin de Psychologie – Septembre / Octobre 1998 – Paris: France.

MORENO Montserrat y SASTRE, Genoveva. APRENDIZAJE Y DESARROLHO INTELECTUAL. Barcelona: Gedisa, 1987.

PIAGET, Jean. Apprentissage et connaissance. In: PIAGET, Jean, Gréco, Pierre. Études d’épistemologie génëtique. Paris: Presses Universitaires de France, 1959. p.21-67 v.7.

PIAGET, Jean. PSYCHOLOGIE ET PEDAGOGIE. Paris: Dunod, 1969.

PIAGET, Jean. A GÊNESE DAS ESTRUTURAS LÓGICAS ELEMENTARES NA CRIANÇA. Trad.:Álvaro Cabral, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971.

PIAGET, Jean. PARA ONDE VAI A EDUCAÇÃO? Trad.: Ivette Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

PIAGET, Jean. A Teoria de Jean Piaget, in CARMICHAEL. Manual de Psicologia da Criança. Organizado por Paul Mussen ,São Paulo: Editora da USP, 1977, vol. IV, p. 71 a 116.

PIAGET, Jean, et al. LOS AÑOS POSTERGADOS – A primeira infância. Buenos Aires: Paidós-

Unicef, 1975.

Publicado
2009-01-08
Como Citar
Assis, O. Z. M. de. (2009). A escola e a construção das estruturas da inteligência na criança. ETD - Educação Temática Digital, 2(1), 101-116. https://doi.org/10.20396/etd.v2i1.564