Banner Portal
A escola e a construção das estruturas da inteligência na criança
PDF

Palavras-chave

Ensino-aprendizagem. Desenvolvimento. Moralidade. Construtivismo.

Como Citar

ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de. A escola e a construção das estruturas da inteligência na criança. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 101–116, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i1.564. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/564. Acesso em: 3 dez. 2024.

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de pesquisas realizadas com crianças de 7 à 9 anos, apoiandonos nos pressupostos da teoria piagetiana – que fundamenta a compreensão das relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento – objetiva verificar se a escola proporciona, verdadeiramente, aos seus alunos, a oportunidade de desenvolverem plenamente sua personalidade, a construção da inteligência, da moralidade, contribuindo para a formação de um cidadão apto a cooperar, ser solidário e capaz de empreender transformações sócio-culturais.

https://doi.org/10.20396/etd.v2i1.564
PDF

Referências

ASSIS, Orly Mantovani de, ASIS, Múcio Camargo de (Org.) PROEPRE Fundamentos Teóricos - LPG/UNICAMP: Campinas, 1999.

ASSIS, Orly Mantovani de. (Org.) PROEPRE: Prática Pedagógica- LPG/UNICAMP: Campinas, 1999.

CASTELLANO CAMPOS, Elizabete Gabriela. Estágios do desenvolvimento cognitivo e as relações com os determinantes sócio-econômicos. Campinas, SP, 1989. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, UNICAMP.

KAMII, Constance e DEVRIES, Rheta. PIAGET PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. Porto Alegre: Artes Médicas SUL, 1991.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. A Solicitação do Meio e a Construção das Estruturas Lógicas Elementares na Criança. Campinas,1976, Tese de Doutorado, Faculdade de Educação - UNICAMP.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. Estudo Sobre a Relação Entre a Solicitação do Meio e a Formação da Estrutura Lógica no Comportamento da Criança. Relatório de Pesquisa. UNICAMP/INEP, 1977.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. UMA NOVA METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. São Paulo: Pioneira. 1993.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. Solicitação do Meio e Desenvolvimento Intelectual. Relatório de Pesquisa, INEP, 1981.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. L’école et la construction des structures de l’intelligence chez I’enfant . in Bulletin de Psychologie – Septembre / Octobre 1998 – Paris: France.

MORENO Montserrat y SASTRE, Genoveva. APRENDIZAJE Y DESARROLHO INTELECTUAL. Barcelona: Gedisa, 1987.

PIAGET, Jean. Apprentissage et connaissance. In: PIAGET, Jean, Gréco, Pierre. Études d’épistemologie génëtique. Paris: Presses Universitaires de France, 1959. p.21-67 v.7.

PIAGET, Jean. PSYCHOLOGIE ET PEDAGOGIE. Paris: Dunod, 1969.

PIAGET, Jean. A GÊNESE DAS ESTRUTURAS LÓGICAS ELEMENTARES NA CRIANÇA. Trad.:Álvaro Cabral, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971.

PIAGET, Jean. PARA ONDE VAI A EDUCAÇÃO? Trad.: Ivette Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

PIAGET, Jean. A Teoria de Jean Piaget, in CARMICHAEL. Manual de Psicologia da Criança. Organizado por Paul Mussen ,São Paulo: Editora da USP, 1977, vol. IV, p. 71 a 116.

PIAGET, Jean, et al. LOS AÑOS POSTERGADOS – A primeira infância. Buenos Aires: Paidós-

Unicef, 1975.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.