Sobre o papel da História

  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Ciência-história. Ciência-pesquisa. Pesquisa histórica.

Resumo

Neste artigo, discute-se o papel da ciência da história. O conhecimento científico, desde a sua origem, tem se marcado por uma constante busca do rigor na compreensão da realidade. Ao demarcar seu espaço próprio, a ciência caracteriza-se sempre pela referência ao seu outro, a não ciência. A discussão em torno do estatuto da História exige algumas considerações em torno do regimento da ciência em geral. Contudo, uma análise do desenvolvimento da ciência nos mostra a sua historicidade, pois os seus critérios têm se transformado, sofrendo incrementos conforme as vicissitudes ou as marcas da temporalidade da interação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade Estadual de Campinas
Pedagoga, Mestre e Doutoranda em História da Educação pela Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas. Secretária do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” HISTEDBR

Referências

ANDERY. M. A, e outros. Para compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC,1988.

CARDOSO, CIRO F. S. Uma introdução à história. São Paulo: Brasiliense, [s.d.]

DOSSE, F. A História em migalhas: dos annales a nova história. Campinas, UNICAMP.

GARDINER, P. Teorias da história. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1964.

GAMBOA, S. A. S. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. Campinas, SP. Tese (Doutoramento). Faculdade de Educação, UNICAMP.

HEGEL,G.W.F. Coleção os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, [s.d.] KANT, I. Idéia de uma História Universal de um ponto de vista cosmopolita. In: GARDINER, P. Teorias da História. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1964.

LOMBARDI, J.C. Marxismo e História da Educação: algumas reflexões sobre a historiografia educacional brasileira recente. Campinas, UNICAMP, tese de doutoramento.

MARX, Karl., ENGEL, Friedrich. A ideologia alemã. 3.ed. Lisboa: Presença Brasil : Martins Fontes, 1980.

MARX, Karl. O Capital. 7.ed. São Paulo : DIFEL, 1982. Livro I. RODRIGUES, J. H. Teorias da História do Brasil. São Paulo: Nacional, [s.d.]

SILVA, M.B.N. da (Org.) Teoria da História. São Paulo: Cultrix,[s.d.]

VICO, G. Princípios de uma ciência nova. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores).

VOLTAIRE,. Oeuvres complètes. Paris: Garnier Frères, Libraires-Editeurs, 1879.

ZAIDAN FILHO. Michel. A crise da razão histórica. Campinas: Papirus.1989.

Publicado
2009-01-08
Como Citar
Almeida, M. de L. P. de. (2009). Sobre o papel da História. ETD - Educação Temática Digital, 2(1), 166-174. https://doi.org/10.20396/etd.v2i1.568

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)