Banner Portal
Sobre o papel da História
PDF

Palavras-chave

Ciência-história. Ciência-pesquisa. Pesquisa histórica.

Como Citar

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Sobre o papel da História. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 166–174, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i1.568. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/568. Acesso em: 18 maio. 2024.

Resumo

Neste artigo, discute-se o papel da ciência da história. O conhecimento científico, desde a sua origem, tem se marcado por uma constante busca do rigor na compreensão da realidade. Ao demarcar seu espaço próprio, a ciência caracteriza-se sempre pela referência ao seu outro, a não ciência. A discussão em torno do estatuto da História exige algumas considerações em torno do regimento da ciência em geral. Contudo, uma análise do desenvolvimento da ciência nos mostra a sua historicidade, pois os seus critérios têm se transformado, sofrendo incrementos conforme as vicissitudes ou as marcas da temporalidade da interação humana.

https://doi.org/10.20396/etd.v2i1.568
PDF

Referências

ANDERY. M. A, e outros. Para compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC,1988.

CARDOSO, CIRO F. S. Uma introdução à história. São Paulo: Brasiliense, [s.d.]

DOSSE, F. A História em migalhas: dos annales a nova história. Campinas, UNICAMP.

GARDINER, P. Teorias da história. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1964.

GAMBOA, S. A. S. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. Campinas, SP. Tese (Doutoramento). Faculdade de Educação, UNICAMP.

HEGEL,G.W.F. Coleção os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, [s.d.] KANT, I. Idéia de uma História Universal de um ponto de vista cosmopolita. In: GARDINER, P. Teorias da História. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1964.

LOMBARDI, J.C. Marxismo e História da Educação: algumas reflexões sobre a historiografia educacional brasileira recente. Campinas, UNICAMP, tese de doutoramento.

MARX, Karl., ENGEL, Friedrich. A ideologia alemã. 3.ed. Lisboa: Presença Brasil : Martins Fontes, 1980.

MARX, Karl. O Capital. 7.ed. São Paulo : DIFEL, 1982. Livro I. RODRIGUES, J. H. Teorias da História do Brasil. São Paulo: Nacional, [s.d.]

SILVA, M.B.N. da (Org.) Teoria da História. São Paulo: Cultrix,[s.d.]

VICO, G. Princípios de uma ciência nova. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores).

VOLTAIRE,. Oeuvres complètes. Paris: Garnier Frères, Libraires-Editeurs, 1879.

ZAIDAN FILHO. Michel. A crise da razão histórica. Campinas: Papirus.1989.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.