Realidades compartilhadas: organizações vistas como fenômeno cultural - educação, igreja e sociedade

Autores

  • Sandra Berenice Villodre Alliegro Associação de Educação Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v2i1.569

Palavras-chave:

Organizações. Educação. Igreja. Sociedade.

Resumo

Neste ensaio proponho uma breve análise das organizações vistas como fenômenos culturais para procurar compreender como um sistema de significados é criado e difundido em vista de uma realidade. Neste caso, a realidade educacional de escolas católicas à luz das diretrizes propostas pela Igreja. Preciso esclarecer que concebo o termo cultura como um conjunto de normas sociais, de comportamentos e de valores, de leis, rituais e ideologias que constituem o arcabouço de crenças que sustenta uma dada sociedade, assegurando-lhe a coesão e a harmonia enquanto a vida flui em todos os sentidos (político, social, administrativo, econômico, religioso, artístico ...). Partindo desta concepção, proponho a análise das organizações em sua forma de planejar e administrar negócios.

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Biografia do Autor

Sandra Berenice Villodre Alliegro, Associação de Educação Católica de São Paulo

Assessora Pedagógica AEC/SP - Associação de Educação Católica de São Paulo.

Referências

ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DO BRASIL. A escola católica no limiar do terceiro milênio. Cadernos da AEC, Brasília, n.76, 16p. 1998.

MORGAN, Gareth. Imagens da organização. Tradução de Cecília Whitaker Bergamini, Roberto Coda. São Paulo: Atlas, 1996.

PROVÍNCIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Princípios norteadores da ação educativa da Província Nossa Senhora do Rosário. São Paulo, 1999, 32 p.

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Publicado

2009-01-08

Como Citar

ALLIEGRO, S. B. V. Realidades compartilhadas: organizações vistas como fenômeno cultural - educação, igreja e sociedade. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 175–178, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i1.569. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/569. Acesso em: 15 out. 2021.