Parâmetros curriculares nacional: concreto ou abstrato?

  • Célia Maria Boscolo Universidade Bandeirantes de São Paulo
Palavras-chave: Parâmetros Curriculares Nacionais

Resumo

Esse artigo apresenta de maneira sucinta, alguns pontos polêmicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, com o objetivo de repensar o currículo através do dialogo e da reflexão da prática no cotidiano de cada escola no seu contexto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Maria Boscolo, Universidade Bandeirantes de São Paulo
Pedagoga Mestranda em Educação pela UNIBAN – Universidade Bandeirantes de São Paulo

Referências

BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n.o 8.069/90, de 13 de julho de 1990. São Paulo: CBIA-SP, 1991.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.o 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil. Documento introdutório. Versão preliminar. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Desenvolvimento e Avaliação Educacional. Origens e justificativas da proposta dos PCN : a situação do ensino fundamental no Brasil. [Brasília, DF] : [s.n.], [s.d.]. p.9-17.

DIRETORIA DA ANPEd. Parecer da ANPEd sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.2, p.85-92, maio/ago. 1996.

MACHADO, Lourdes M., SILVA, Carmem S.B. (Org.). Nova LDB : trajetória para a cidadania? São Paulo : Arte & Ciência, 1998.

PALHARES, Marina Silveira, FARIA, Ana L. Goulart. (Org.). Educação Infantil Pós-LDB : Rumos e Desafios. Florianópolis, SC: UFSC, 1999. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 62)

Publicado
2009-01-08
Como Citar
Boscolo, C. M. (2009). Parâmetros curriculares nacional: concreto ou abstrato?. ETD - Educação Temática Digital, 2(1), 179-174. https://doi.org/10.20396/etd.v2i1.570