Educação e saúde: a interdisciplinaridade como desafio

  • Paulino José Orso Universidade do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Educação. Saúde. Universidade Estadual do Estado do Paraná

Resumo

Este relato de experiência refere-se ao trabalho realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, através do projeto de pesquisa e extensão, intitulado “Educação e Saúde: a interdisciplinaridade como desafio”. O mesmo foi realizado coletivamente, envolvendo professores e acadêmicos dos Cursos de Enfermagem e Pedagogia desta instituição, junto com alunos e professores da pré-escola à quarta série de uma escola da periferia de Cascavel – PR. O trabalho teve como objetivo a reflexão sobre as possibilidades de construção de uma articulação efetiva entre as áreas de educação e saúde e contribuir com a superação da concepção simplista de que “é preciso ser sadio para ter boa aprendizagem”, atribuindo à saúde as razões do fracasso escolar e de que “é preciso ser culto (não ignorante) para ter saúde”, atribuindo à não escolarização as razões do fracasso na saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulino José Orso, Universidade do Oeste do Paraná
Docente do Departamento de Educação da UNIOESTE Doutorando da Faculdade de Educação da UNICAMP

Referências

ALVES, Neila Guimarães. A saúde na sala de aula : uma análise dos livros didáticos. Caderno CEDES, Campinas, SP, n.18, 1987. (O Cotidiano do livro didático).

BAGNATO, Maria Helena Salgado. O ensino da saúde nas escolas de 1o grau. Pro-Posições, Campinas, SP, n.1, p.53-59, mar.1990.

COLLARES, Cecília A. Lima, MOISÉS, Maria Aparecida. Educação, saúde e formação da cidadania na escola. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 10, n.32, p.73-87, abr.1989.

JAPIASSU, Hilton. A questão da interdisciplinaridade : paixão de aprender. Revista da Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Porto Alegre, n.8, p.49-55, nov. 1994.

REZENDE, Ana Lúcia Magela, NASCIMENTO, Estelina Souto do. O encontro de uma horta em cada canto. São Paulo : Cortez Editora, 1988a.

REZENDE, Ana Lúcia Magela. Expulsando a quadrilha de piolhos. São Paulo: Cortez Editora, 1988b.

REZENDE, Ana Lúcia Magela. Juntos aprendemos. São Paulo: Cortez Editora, 1988d.

REZENDE, Ana Lúcia Magela. A mágica do teco. São Paulo: Cortez Editora, 1988c.

REZENDE, Ana Lúcia Magela. Saúde é um direito que a gente tem. São Paulo: Cortez Editora, 1988f.

REZENDE, Ana Lúcia Magela. Um bando de malvados. São Paulo: Cortez Editora, 1988e.

SOS, Rio Cascavel. Nilson Fante. Cascavel (s.d.). 1 fita de videocassete. (40 min): son., color., 120 min. VHS/NTSC.

VEIGA NETO, Alfredo José da. Interdisciplinaridade : uma moda que está de volta? Revista da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Porto Alegre, n.8, p.56-61, nov. 1994.

VILLA, Vicent Victor, STOOZ, Eduardo Navarro (Org.). Educação, saúde e cidadania. Petrópolis : Vozes, 1996.

Publicado
2009-01-08
Como Citar
Orso, P. J. (2009). Educação e saúde: a interdisciplinaridade como desafio. ETD - Educação Temática Digital, 2(1), 178-182. https://doi.org/10.20396/etd.v2i1.572