Conhecendo os caminhos da teoria crítica

Autores

  • Márcia do Nascimento V. Antunes Universidade Estadual de Campinas
  • Luís Marcelo Alves Ramos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v2i1.575

Palavras-chave:

Escola de Frankfurt. Teoria crítica. Educação - Teoria. Sociologia educacional.

Resumo

Buscando produzir subsídios para o debate na área da Educação em Saúde, este documento traz uma síntese histórica sobre a Escola de Frankfurt e apresenta o conteúdo da Teoria Crítica por ela produzida, resgatando elementos das obras de seus mais expressivos membros: Horkheimer, Adorno, Marcuse, Benjamin e Habermas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia do Nascimento V. Antunes, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira Mestranda em Educação pela FE/UNICAMP

Luís Marcelo Alves Ramos, Universidade Estadual de Campinas

Psicólogo Mestrando em Educação pela FE/UNICAMP

Referências

ALMANAQUE ABRIL 95. São Paulo: Abril, ano 21, 1994, 790p.

ASSOUN, Paul-Laurent. A escola de Frankfurt. São Paulo: Ática, 1991, 104p. (Série Fundamentos; 76).

FREITAG, Barbara. A Teoria crítica: ontem e hoje. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988, 184p.

MATOS, Olgária C. F. A escola de Frankfurt : luzes e sombras do Iluminismo. São Paulo: Moderna, 1993, 128p. (Coleção Logos).

PUCCI, Bruno. Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis: Vozes; São Carlos:

EDUFISCAR, 1994, 197p. SLATER, Phil. Origem e significado da escola de Frankfurt. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, 221p.

Downloads

Publicado

2009-01-08

Como Citar

ANTUNES, M. do N. V.; RAMOS, L. M. A. Conhecendo os caminhos da teoria crítica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 200–235, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i1.575. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/575. Acesso em: 27 out. 2021.