Conhecendo os caminhos da teoria crítica

  • Márcia do Nascimento V. Antunes Universidade Estadual de Campinas
  • Luís Marcelo Alves Ramos Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Escola de Frankfurt. Teoria crítica. Educação - Teoria. Sociologia educacional.

Resumo

Buscando produzir subsídios para o debate na área da Educação em Saúde, este documento traz uma síntese histórica sobre a Escola de Frankfurt e apresenta o conteúdo da Teoria Crítica por ela produzida, resgatando elementos das obras de seus mais expressivos membros: Horkheimer, Adorno, Marcuse, Benjamin e Habermas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia do Nascimento V. Antunes, Universidade Estadual de Campinas
Enfermeira Mestranda em Educação pela FE/UNICAMP
Luís Marcelo Alves Ramos, Universidade Estadual de Campinas
Psicólogo Mestrando em Educação pela FE/UNICAMP

Referências

ALMANAQUE ABRIL 95. São Paulo: Abril, ano 21, 1994, 790p.

ASSOUN, Paul-Laurent. A escola de Frankfurt. São Paulo: Ática, 1991, 104p. (Série Fundamentos; 76).

FREITAG, Barbara. A Teoria crítica: ontem e hoje. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988, 184p.

MATOS, Olgária C. F. A escola de Frankfurt : luzes e sombras do Iluminismo. São Paulo: Moderna, 1993, 128p. (Coleção Logos).

PUCCI, Bruno. Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis: Vozes; São Carlos:

EDUFISCAR, 1994, 197p. SLATER, Phil. Origem e significado da escola de Frankfurt. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, 221p.

Publicado
2009-01-08
Como Citar
Antunes, M. do N. V., & Ramos, L. M. A. (2009). Conhecendo os caminhos da teoria crítica. ETD - Educação Temática Digital, 2(1), 200-235. https://doi.org/10.20396/etd.v2i1.575