O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Autores

  • Regina Maria de Souza Universidada Estadual de Campinas
  • Alice Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Wilma Favorito Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v2i3.578

Palavras-chave:

Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português.

Resumo

O presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Maria de Souza, Universidada Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia Educacional (abordagem psicanalítica), Lingüística e Filosofia (Michel Foucault) atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão/exclusão; educação bilingüe; língua e identidade, lingua de sinais, educação de surdos.

Alice Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Em Letras Português Inglês pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO DE JANEIRO(1975), mestrado em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1983) e doutorado em Lingüística Aplicada pela University of Pennsylvania(1989). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Wilma Favorito, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Possui Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Lingüística Aplicada (Educação Bilíngue) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora associada do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos . Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue para surdos; português como segunda língua para surdos.

Referências

BRANDÃO, Helena Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 2 a ed., 1993, 96 p.

BRASIL, Ministério da Educação Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: BRASIL, 1999, 63 p.

CANGUILHEM, Georges O Normal e o Patológico. Rio de Janeiro: Forense, 4a edição, 1995, 307 p.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3.ed., 1999, 2128 p.

FOUCAULT, Michel Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense, 4ª edição, 1995, 239 p.

FOUCAULT, Michel A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola (aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970), 2a edição, 1996, 79 p.

GOTTI, Marlene de Oliveira (1991) Português para Deficiente Auditivo. Brasília: Edunb, 1991, 152 p.

Downloads

Publicado

2009-01-08

Como Citar

Souza, R. M. de, Freire, A., & Favorito, W. (2009). O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). ETD - Educação Temática Digital, 2(3), 19–26. https://doi.org/10.20396/etd.v2i3.578

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)