Banner Portal
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
PDF

Palavras-chave

Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português.

Como Citar

SOUZA, Regina Maria de; FREIRE, Alice; FAVORITO, Wilma. O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 19–26, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i3.578. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i3.578
PDF

Referências

BRANDÃO, Helena Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 2 a ed., 1993, 96 p.

BRASIL, Ministério da Educação Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: BRASIL, 1999, 63 p.

CANGUILHEM, Georges O Normal e o Patológico. Rio de Janeiro: Forense, 4a edição, 1995, 307 p.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3.ed., 1999, 2128 p.

FOUCAULT, Michel Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense, 4ª edição, 1995, 239 p.

FOUCAULT, Michel A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola (aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970), 2a edição, 1996, 79 p.

GOTTI, Marlene de Oliveira (1991) Português para Deficiente Auditivo. Brasília: Edunb, 1991, 152 p.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.