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O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
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Palavras-chave

Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português.

Como Citar

SOUZA, R. M. de; FREIRE, A.; FAVORITO, W. O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 19–26, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i3.578. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578. Acesso em: 4 mar. 2024.

Resumo

O presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i3.578
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Referências

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