Resumo
O presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência.
Referências
BRANDÃO, Helena Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 2 a ed., 1993, 96 p.
BRASIL, Ministério da Educação Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: BRASIL, 1999, 63 p.
CANGUILHEM, Georges O Normal e o Patológico. Rio de Janeiro: Forense, 4a edição, 1995, 307 p.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3.ed., 1999, 2128 p.
FOUCAULT, Michel Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense, 4ª edição, 1995, 239 p.
FOUCAULT, Michel A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola (aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970), 2a edição, 1996, 79 p.
GOTTI, Marlene de Oliveira (1991) Português para Deficiente Auditivo. Brasília: Edunb, 1991, 152 p.
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