As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores

  • Ana Maria Munhoz Fett Universidade Paulista de São Marcos
  • Cleide Marly Nébias Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Teoria Sociohistórica. Vigotski. Tecnologia. Psicopedagogia.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso, que teve como objetivo analisar a utilização da tecnologia por meio do computador como instrumento mediador no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, em um contexto psicopedagógico clínico. O caso é o de um menino de onze anos, com vários encaminhamentos a profissionais da saúde e os diagnósticos de dificuldades de aprendizagem e psicose infantil. Os dados foram coletados a partir de observações dos registros de treze atendimentos psicopedagógicos, nos quais o computador foi utilizado, e de entrevistas com a família. A análise dos dados se deu pelos seus conteúdos, caracterizados por unidades de representação significativas e homogêneas propostas por Bardin (1977). A partir das reflexões embasadas na Teoria Sociohistórica, chegou-se à conclusão de que as mediações do computador aliadas à mediação da psicopedagoga contribuíram no desenvolvimento das funções psicológicas superiores do sujeito dessa pesquisa, principalmente as de atenção, memória, emoção e linguagem.

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Biografia do Autor

Ana Maria Munhoz Fett, Universidade Paulista de São Marcos
Psicopedagoga e Mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos – São Paulo. Professora de graduação da UNIPAULISTA – Centro Universitário Paulistan.
Cleide Marly Nébias, Universidade de São Paulo
Doutora em Ciências da comunicação pela USP. Professora do Mestrado em Psicologia na Universidade de São Marcos.

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Publicado
2008-12-15
Como Citar
Fett, A. M. M., & Nébias, C. M. (2008). As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. ETD - Educação Temática Digital, 7(1), 112-141. https://doi.org/10.20396/etd.v7i1.599