Inserção do bibliotecário na equipe multidisciplinarde ensino a distância: crítica ao princípio de autonomia para aprendizagem e busca de informações

  • Leonardo Fernandes Souto Pontíficia Universidade Católica de Campinas
Palavras-chave: Ensino a distância. Aprendizagem-autonomia. Bibliotecário.

Resumo

O trabalho identifica três características que as Bibliotecas Digitais e o Ensino a Distância têm em comum: uma proposta que rompe com a concepção de “espaço”, a suposta autonomia para aprendizagem e uma grande divergência conceitual em relação aos termos. A discussão central objetiva defender a inclusão de um profissional da informação na equipe multidisciplinar de Ensino a Distância. Este profissional, geralmente com formação na área de Biblioteconomia exercerá o mesmo papel que o bibliotecário de referência exerce no ensino tradicional e poderá ser chamado de cibertecário. O estudo também aborda a questão da autonomia na aprendizagem em ambientes virtuais e sua interferência na implantação de bibliotecas nos projetos de EAD. As questões éticas de informação são comentadas relacionando-se os serviços disponibilizados pelas bibliotecas tradicionais e Bibliotecas Digitais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Fernandes Souto, Pontíficia Universidade Católica de Campinas
Mestrando em Biblioteconomia e Ciência da Informação/ PUC-Campinas - (Bolsista CAPES). Bibliotecário de Referência da Biblioteca Central da UNICAMP.

Referências

BIANCHI, Francisco. Ensino a Distância. In: BIANCHI, Francisco. Ensino a Distância Mediado por Computador: proposta de um modelo de implementação tecnológica, baseado em Intranet, em Instituições de Ensino Superior. 2000. cap. 3, p. 31-73. Dissertação (Mestrado em Informática) – Instituto de Informática, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

BLATTMANN, Ursula; RADOS, Gregório J. Varvakis. Bibliotecas acadêmicas no ensino a Distância. Disponível em: http://www.geocities.com/ublattmann/papers/ bu_ead.html. Acesso em: 27 jun. 2001.

CARVALHO, Maria Alice Pessanha de; STRUCHINER, Miriam. Um ambiente construtivista de aprendizagem a distância: estudo da interatividade, da cooperação e da autonomia em um curso de gestão descentralizada de recursos humanos em saúde. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO A DISTÂNCIA, 8., 2001, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: ABED, 2001. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2001/index.html. Acesso em: 04 out. 2001.

CATAPAN, Araci Hack; FIALHO, Francisco Antônio. Autonomia e sensibilidade na rede: uma proposta metodológica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO A DISTÂNCIA, 6., 2000. Anais eletrônicos... : ABED, 2000. Disponível em: http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/papers.htm. Acesso em: 04 out. 2001.

CRUZ, Dulce Márcia; MORAES, Marialice de. Tecnologias de comunicação e informação para o Ensino a Distância na integração universidade/empresa. Disponível em: http://www.intelecto.net/ead_textos/tecno1.htm. Acesso em: 27 jun. 2001.

MARCHIORI, Patrícia Zeni. “Ciberteca” ou biblioteca virtual: uma perspectiva de gerenciamento de recursos de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 2, p. 115-124, maio/ago. 1997.

MOURA, Ana Maria Mielniczuk de; AZEVEDO, Ana Maria Ponzio de; MEHLECKE, Querte. As teorias de aprendizagem e os recursos da Internet auxiliando o professor na construção do conhecimento. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO A DISTÂNCIA, 8., 2001, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: ABED, 2001. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2001/index.html. Acesso em: 04 out. 2001.

NOGUEIRA, Eliete Jussara; PILÃO, Jussara Moreira. O construtivismo. São Paulo: Loyola, 1988. 109 p.

PAIVA, Luiz Fernando Ribeiro de; FERREIRA, Marisa Auxiliadora Mayrink Santos; CUNHA, Valeska Guimarães Rezende da. Os limites e as possibilidades do trabalho e da formação de uma equipe multidisciplinar em Ensino a Distância: relato de uma experiência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO A DISTÂNCIA, 8., 2001, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: ABED, 2001. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2001/index.html. Acesso em: 04 out. 2001.

SANTOS, Gildenir Carolino; PASSOS, Rosemary; AMARAL, Sérgio Ferreira do. Considerações sobre a convivência da informação impressa, virtual e digital no século XXI : o perfil dos profissionais de informação diante das tecnologias para auxílio no Ensino a Distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO A DISTÂNCIA, 8., 2001, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: ABED, 2001. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2001/index.html. Acesso em: 04 out. 2001.

WICKERT, Maria Lucia Scarpini. O futuro do Ensino a Distância no Brasil. Disponível em: http://www.intelecto.net/ead_textos/lucia1.htm . Acesso em: 27 jun. 2001.

Publicado
2008-12-05
Como Citar
Souto, L. F. (2008). Inserção do bibliotecário na equipe multidisciplinarde ensino a distância: crítica ao princípio de autonomia para aprendizagem e busca de informações. ETD - Educação Temática Digital, 3(2), 11-18. https://doi.org/10.20396/etd.v3i2.603