Ler o mundo: um olhar através da simiótica social

  • Maria Alice Andrade de Souza Descardeci Universidade Tuiuti do Paraná
Palavras-chave: Leitura. Semiótica social.

Resumo

O presente artigo questiona os pressupostos com os quais a escola brasileira trabalha o conceito de leitura, que impõe ao aluno a modalidade escrita como sendo a única, ou mais relevante, forma de representação para composição de mensagens impressas. A leitura do mundo, na concepção da escola atual, faz-se através da leitura do código escrito. Tal questionamento é feito através da teoria da semiótica social (Kress e van Leeuwen, 1996). De acordo com essa teoria, textos são construtos multi-modais; dos quais a escrita é apenas um dos modos de representação da mensagem. Estes, por sua vez, são culturalmente determinados e constantemente redefinidos dentro dos grupos sociais nos quais significam. Uma análise de impressos coletados em um ambiente de trabalho é apresentada para demonstrar a multimodalidade das formas de representação, que deve ser considerada quando do ensino da leitura da palavra, para uma leitura mais significativa do mundo. 

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Biografia do Autor

Maria Alice Andrade de Souza Descardeci, Universidade Tuiuti do Paraná
Professora Dra. Adjunto 1 - Universidade Tuiuti do Paraná - Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes – Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação

Referências

DESCARDECI, M.A.A.S. Resources of communication: a study of literacy demands in a Brazilian workplace. 1997. 251f. Tese (Doutorado) - Institute of Education, University of London, London.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Literacy: reading the word and the world. London: Routledge & Kegan Paul, 1987.

KRESS, G. Before writing: rethinking the paths to literacy. London: Routledge, 1997.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.

Publicado
2008-12-05
Como Citar
Descardeci, M. A. A. de S. (2008). Ler o mundo: um olhar através da simiótica social. ETD - Educação Temática Digital, 3(2), 19-26. https://doi.org/10.20396/etd.v3i2.604