Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação: a realização (Parte II)

  • Adriana Almeida Sales de Melo Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Neoliberalismo. Fordismo. Consenso keynesiano. Acordo de Bretton Woods. Mundialização.

Resumo

Como parte da pesquisa de doutorado intitulada “A mundialização da educação. O projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil e na Venezuela”; este texto procura explorar a hipótese de que existe um projeto neoliberal de sociedade e de educação que se consolida de formas específicas, no Brasil, na América Latina e no mundo, como elemento de um processo de mundialização do capital, modificando nossas vidas e interferindo no planejamento e realização de nossas políticas educacionais. Consideramos neste texto: a) a forma que toma a crítica ao neoliberalismo; b) o contexto político, econômico e social da origem, do nascimento do pensamento neoliberal – e porque o qualificamos como projeto; c) a sua fase de latência no cenário mundial, no quarto de século pós-guerra, auge do período fordista, quando o keynesianismo se consolida e o welfare state se instala em diversos países; d) e sua consolidação, como renascimento, no contexto de uma nova divisão internacional do trabalho, a partir dos anos 70, em vários países. Este texto também investiga a realização das reformas político-econômicas dirigidas por organismos internacionais e multilaterais, criados pelo Acordo de Bretton Woods, e também pela ONU, a partir do pós-guerra, procurando situar sua ação paradigmática nas reformas econômicas e sociais, instituídas e implantadas na América Latina, a partir dos anos 70. Perguntamos aqui qual a sua relação com este projeto renovado de liberalismo num contexto de mundialização do capital; já que o neoliberalismo se constituiu especificamente contra esse consenso keynesiano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Almeida Sales de Melo, Universidade Estadual de Campinas
Professora do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Alagoas, Doutoranda em educação e pesquisadora do GEPALC, na Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ARRIGHI, Giovani. O longo século XX : dinheiro, poder e as origens do nosso tempo. Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Unesp, 1996.

BERNSTEIN, Eduardo M. The making and remaking of the Bretton Woods Institutions. In KIRSHNER, Orin (Ed.). The Bretton Woods-GATT system : retrospect and prospect after fifty years. [s.l.]: Sharpe, 1996, p.89-98.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

EINCHENGREEN, Barry. Globalizing capital: a history of the International Monetary System. Princeton: Princeton University Press, 1998.

FURTADO, Celso. Transformação e crise na economia mundial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HAYEK, F. A. O caminho da servidão. 5.ed., Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990.

KIRSHNER, Orin (ed.). The Bretton Woods-GATT system : retrospect and prospect after fifty years. [s.l.]: Sharpe, 1996.

MELO, Adriana A. Sales de. Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação (parte I). Educação Temática Digital, Campinas, v.3, n.1, p.63-79, dez. 2001.

MORAES, Reginaldo C. Conseguiremos barrar a barbárie? Cadernos Le Monde Diplomatique, São Paulo: Unesp, n.3, jan. 2002, p.26-29.

MORAES, Reginaldo C. Neoliberalismo: de onde vem, para onde vai? São Paulo: SENAC, 2001.

REISMAN, Simon. The birth of a world trading system: ITO and GATT. In: KIRSHNER, Orin (Ed.). The Bretton Woods-GATT system: retrospect and prospect after fifty years. [s.l.]: Sharpe, 1996, p.82-86.

PRZEWORSKI, Adam; WALLERSTEIN, Michael. O capitalismo democrático na encruzilhada. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n.22, outubro de 1988, p. 29-44.

SAES, Décio. A república do capital. Capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2001.

VRIES, Margaret Garritsen de. The Bretton Woods Conference and the birth of the International Monetary Fund. In: KIRSHNER, Orin (Ed.). The Bretton Woods-GATT System: retrospect and prospect after fifty years.[s. l.]: Sharpe, 1996, p.3-18.

Publicado
2008-12-05
Como Citar
Melo, A. A. S. de. (2008). Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação: a realização (Parte II). ETD - Educação Temática Digital, 3(2), 55-70. https://doi.org/10.20396/etd.v3i2.607