Mapeamento dos suportes de auxílio ao ensino tradicional: uma contextualização da biblioteca, do livro, do computador, da internet e da tecnologia na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v4i2.621

Palavras-chave:

Biblioteca. Biblioteca digital. Livro eletrônico. Computador. Internet tecnologia. Educação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, mostrar de forma lógica através de um breve histórico, a constituição da palavra biblioteca, da transformação dos suportes de registro com a tecnologia, surgimento da Internet. Faz uma explanação sobre os livros e seus formatos desde o seu surgimento, bem como o envolvimento do computador no mundo dos livros. Define através da literatura por alguns autores, o conceito sobre biblioteca digital, eletrônica, virtual ou polimídia. Destaca alguns pontos da leitura digital realizada na Internet, além da utilização da tecnologia na educação. Volta-se a falar sobre a Internet e a sua função multimídia social. Por último, o artigo aborda os desafios do ensino a distância (EAD), a elaboração de material didático e a relação do EAD com a biblioteca digital. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Biblioteconomia pela PUC-Campinas; Mestre e Doutor pela Faculdade de Educação/UNICAMP; Diretor da Biblioteca Joel Martins-Faculdade de Educação/UNICAMP; Editor Científico da revista RDBCI.

Referências

BAX, M.P. Agentes de interface para bibliotecas digitais: a arquitetura SABiO. In: SEMINÁRIO SOBRE AUTOMAÇÃO EM BIBLIOTECAS E CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO, 6., 1997, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: UNIVAP, 1997.

BLATTMANN, U. ; BELLI, M.J. As bibliotecas na educação à distancia: revisão de literatura. Revista Online Bibl. Prof. Joel Martins, Campinas, v. 2, n. 1, out. 2000. Disponível em: http://www.bibli.fae.unicamp.br/revbfe/index.html. Acesso em: 26 maio 2002.

COSTA, M.C.C. Internet na escola: o site da estação Ciência. Comunicação & Educação, São Paulo, v.7, n.20, p.109, jan./abr. 2001.

CUNHA, M.B. da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ci. Inf., Brasília, v.29, n.1, p.71-89, jan./abr. 2000. Disponível em: http://www.ibict.br/cionline/artigos/. Acesso em: 26 maio 2002.

FREITAG, B. O livro. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v.29, n.129, 2001.

KRZYZANOWSKI, R.F. Ações para a construção de uma biblioteca virtual: relato de experiência do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. Revista USP: Informática/Internet, São Paulo, n.35, set./nov. 1997 Disponível em: http://www.usp.br/geral/infousp/. Acesso em: 26 maio 2002.

LEVACOV, M. Bibliotecas virtuais. In: MARTINS, F.M.; SILVA, J.M. da. (Org.). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. 2.ed. Porto Alegre: Sulina; Edipucrs, 2000.

LITWIN, E. (Org.). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Tradução: Fátima Murad. Consultoria, supervisão e revisão técnica: Juliane Corrêa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LUNA, A. Projeto Gutenberg: 10.000 livros disponíveis até 2001: dentro do contexto. Guia da Internet.br, v.2, n.15, p.447-49, ago. 1997.

MACEDO, N.D. de; MODESTO, F. Equivalências: do serviço de referência convencional a novos ambientes de redes digitais em bibliotecas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 38-54, 1999.

MACHADO, Raymundo das Neves et al. Biblioteca do futuro na percepção de profissionais da informação. Transinformação, Campinas, v. 11, n. 3, p. 215-222, set./dez. 1999.

MARCHIORI, P.Z. Ciberteca ou biblioteca virtual: uma perspectiva de gerenciamento de recursos de informação. Ci. Inf., Brasília, v.26, n.2, p.115-124, maio/ago. 1997. Disponível em: http://www.ibict.br/cionline/artigos/. Acesso em: 26 maio 2002.

MARTINS, W. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 2. Ed. il. rev. e atual. São Paulo: Ática, 1996. (Temas; v.19).

MILLARES CARLO, A. Introduccion a la historia del libro y de las bibliotecas. 3.ed. México: Fondo de Cultura Economica, 1986.

OHIRA, M.L.B.; PRADO, N.S. Bibliotecas virtuais e digitais: análise de artigos de periódicos brasileiros (1995/2000). Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 1, p. 61-74, jan./abr. 2002.

PASSERINO, L.M. Informática na educação infantil: perspectiva e possibilidades. In:

ROMAN, E.D.; STEYER, V.E. (Org.). A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: um retrato multifacetado. Canoas: ULBRA, 2001.

PEREIRA, E.C.; RUTINA, R. O século XXI e o sonho da biblioteca universal: quase seis mil anos de evolução na produção, registro e socialização do conhecimento. Perspectivas Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 5-19, jan./jun. 1999.

SANCHO, J.M. A caixa de surpresas: possibilidades e maravilhas educativas da informática. Revista Pátio, Porto Alegre, v.3, n.9, p. 1-15, maio/jul. 1999.

SANTOS, G. C.; PASSOS, R. A formação de uma biblioteca digital, através dos sumários correntes de periódicos da área educacional: procedimentos, metodologia e acesso online de documentos. Revista Online Bibl. Prof. Joel Martins, Campinas, v. 2, n. 1, out. 2000. Disponível em: http://www.bibli.fae.unicamp.br/revbfe/index.html. Acesso em: 26 maio 2002.

SANTOS, G.C.; PASSOS, R.; AMARAL, S.F. do. Considerações sobre a convivência da informação impressa, virtual e digital no século XXI: o perfil dos profissionais de informação diante das tecnologias para auxílio no Ensino a Distância. In: Congresso Internacional de Ensino à Distância, 8., 2001, Brasília. [Anais eletrônicos...]. Brasília: ABED, 2001. Disponível em: http://www.bibli.fae.unicamp.br/abed2001.pdf. Acesso em: 26 maio 2002.

UMA política integrada do livro: para um país em processo de desenvolvimento. São Paulo: CBL ; SNEL, 1976. v.1.

ZANG, N. et al. Biblioteca virtual: conceito, metodologia e implantação. Revista de Pesquisa e Pós-Graduação, Erechim, v. 1, n. 1, p. 217-236, 2000. Disponível em: http://www.uri.br/publicacoes/revistappg/ano1n1/. Acesso em: 20 fev. 2001.

Downloads

Publicado

2008-12-05

Como Citar

SANTOS, G. C. Mapeamento dos suportes de auxílio ao ensino tradicional: uma contextualização da biblioteca, do livro, do computador, da internet e da tecnologia na educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 48-62, 2008. DOI: 10.20396/etd.v4i2.621. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/621. Acesso em: 25 nov. 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>