A filosofia na formação do educador... Para quê?

  • Simone dos Santos Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Filosofia da educação. Educação e emancipação. Formação de professores.

Resumo

O texto aborda a importância da Filosofia na formação de professores a partir de um referencial teórico crítico. Discute o conceito de Filosofia da Educação enquanto um campo do saber que leva à reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre o campo da Educação em consonância com o pensamento de Saviani (1973) e articula tais idéias com a teoria crítica de Adorno (1995), colocando a Filosofia da Educação como campo de fundamental importância na formação de professores articulados com a possibilidade de emancipação pela educação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone dos Santos, Universidade Estadual de Campinas
Psicóloga Escolar Aluna do 2º ano de Pedagogia – Formação de Professores em Exercício da Faculdade de Educação da UNICAMP

Referências

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

SAVIANI, Dermeval. A filosofia na formação do educador. In: Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 1973. p. 17–30.

Publicado
2008-12-05
Como Citar
Santos, S. dos. (2008). A filosofia na formação do educador. Para quê?. ETD - Educação Temática Digital, 4(2), 73-77. https://doi.org/10.20396/etd.v4i2.623