Banner Portal
A filosofia na formação do educador... Para quê?
PDF

Palavras-chave

Filosofia da educação. Educação e emancipação. Formação de professores.

Como Citar

SANTOS, Simone dos. A filosofia na formação do educador... Para quê?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 73–77, 2008. DOI: 10.20396/etd.v4i2.623. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/623. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O texto aborda a importância da Filosofia na formação de professores a partir de um referencial teórico crítico. Discute o conceito de Filosofia da Educação enquanto um campo do saber que leva à reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre o campo da Educação em consonância com o pensamento de Saviani (1973) e articula tais idéias com a teoria crítica de Adorno (1995), colocando a Filosofia da Educação como campo de fundamental importância na formação de professores articulados com a possibilidade de emancipação pela educação. 

https://doi.org/10.20396/etd.v4i2.623
PDF

Referências

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

SAVIANI, Dermeval. A filosofia na formação do educador. In: Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 1973. p. 17–30.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.