A filosofia na formação do educador... Para quê?

Autores

  • Simone dos Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v4i2.623

Palavras-chave:

Filosofia da educação. Educação e emancipação. Formação de professores.

Resumo

O texto aborda a importância da Filosofia na formação de professores a partir de um referencial teórico crítico. Discute o conceito de Filosofia da Educação enquanto um campo do saber que leva à reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre o campo da Educação em consonância com o pensamento de Saviani (1973) e articula tais idéias com a teoria crítica de Adorno (1995), colocando a Filosofia da Educação como campo de fundamental importância na formação de professores articulados com a possibilidade de emancipação pela educação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga Escolar Aluna do 2º ano de Pedagogia – Formação de Professores em Exercício da Faculdade de Educação da UNICAMP

Referências

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

SAVIANI, Dermeval. A filosofia na formação do educador. In: Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 1973. p. 17–30.

Downloads

Publicado

2008-12-05

Como Citar

SANTOS, S. dos. A filosofia na formação do educador... Para quê?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 73-77, 2008. DOI: 10.20396/etd.v4i2.623. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/623. Acesso em: 31 out. 2020.