Cidadania ou profissão? Um prospecto da responsabilidade social do profissional da informação

  • Crisllene Queiroz Custódio Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Profissional da informação

Resumo

A sociedade contemporânea vive um momento de explosão informacional e, ao mesmo tempo, tecnológica, onde fatores como agilidade, simultaneidade, habilidade para manusear e filtrar os excessos, e ainda virtualidade, compõem esta nova realidade. Frente a isso, ao “confrontar” o desenvolvimento social com o avanço acelerado das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, vê-se que, perante uma sociedade estratificada, a capacidade de absorção e progressão destas é desigual, divergente e anacrônica, afetando diretamente no crescimento da produção científica quer tanto nas regiões centrais (países desenvolvidos) quanto nas periféricas (países em desenvolvimento), visto que a obtenção e o poderio da informação “coisificou-se” em mercadoria, razão pela qual tornou elemento determinante das relações de poder não somente na área científica como, consequentemente, implica numa grande influência nas áreas culturais e político-econômicas, as quais estão condicionadas à inclusão/exclusão;tradição/aculturamento;subordinação/soberania e dependência/domínio econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crisllene Queiroz Custódio, Universidade Estadual de Campinas

Bacharelado no curso de Ciência da Informação com habilitação em Biblioteconomia pela Pontificia Universidade Católica de Campinas.

Referências

AMARAL, S. A. Serviços bibliotecários e desenvolvimento social: um desafio profissional. Ciência da Informação, v.24, n.2, 1995. Disponível em: http://www.ibict.br/cionline/240295.htm. Acesso em: 21 mar. 2003.

CARVALHO, I.C.L.; KANINSKI, A. L. A sociedade do conhecimento e o acesso à informação: para que e para quem? Ciência da Informação, v.29, n.3, p.36-39, set./dez. 2000. Disponível em: http://www.ibict.br/cionline/290300/29030004.htm. Acesso em: 10 mar. 2003.

FIGUEIREDO, Nice. Técnicas e idéias para promover o uso da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.21, n.3/4, p.85-100, jul./dez. 1988.

Publicado
2008-12-05
Como Citar
Custódio, C. Q. (2008). Cidadania ou profissão? Um prospecto da responsabilidade social do profissional da informação. ETD - Educação Temática Digital, 4(2), 94-96. https://doi.org/10.20396/etd.v4i2.625