Ciência da informação e educação

Autores

  • Solange Puntel Mostafa Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.640

Palavras-chave:

Ciência da informação. Autoria e discursividade. Grupos de pesquisa.

Resumo

Apresenta a área Ciência da Informação e seus objetos de estudo no mesmo movimento em que esses objetos de estudo são pensados na interrelação com a Educação, tornando assim a questão da autoria, do uso de periódicos educacionais e o funcionamento dos grupos de pesquisa em educação, novos objetos de pesquisa revitalizados pelo aporte discursivo e pela aproximação das áreas em questão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Puntel Mostafa, Universidade do Vale do Itajaí

Possui Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos, Mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Doutorado em Educação (Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

BELLEI, S. L. P. O livro, a literatura e o computador. São Paulo: EDUC: Florianópolis: UFSC, 2002.

BREM, S. K.; BOYES, A. J.. Using critical thinking to conduct effective searches of online resources. Disponível em: http://ericae.net/pare/getvn.asp?v=7&n=7. Acesso em: 12 dez. 2006.

FARIA, C.; CAMBOIM, L. Elaborando e avaliando portais educacionais. Disponível em: http://www.ufv.br/. Acesso em: 13 set. 2004.

GONZALEZ DE GOMES, M. N. Os vínculos e os conhecimentos: pensando o sujeito da pesquisa transdiciplinar. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO, 5, 2003, Belo Horizonte. Informação, Conhecimento e Transdisciplinaridade. Belo Horizonte: Escola de Ciencia da Informação da UFMG, 2003. v. 1, 1 CD-ROM.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

HOEPERS, I. S. O professor pesquisador da Universidade: padrões de autoria e colaboração na ciência. Contrapontos, Itajaí, v. 5, n. 1, p. 23-35, jan/abr. 2005.

LUCENA, M. Portal de Educação Edukbr. Disponível em: http://www.revistaconecta.com/conectados/marisa_portal.htm. Acesso em: 20 fev. 2003.

LYOTARD, J. F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.

LIMA, M. H. T. F. Contributo para entender a Ciência da informação. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Florianópolis. A política cientifica e o desafio da sociedade do conhecimento. Florianópolis: Ufsc, 2005. p. 1 - 5. CD-ROM

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2002.

MOSTAFA, S. P. O artigo de ciência como fato e artefato cultural. Disponível em: http://143.106.58.55/revista/index.php. Acesso em: 17 jun. 2006.

MOSTAFA, S. P.; HOEPERS, I. Grupos de pesquisa em educação/comunicação. Contrapontos, Itajaí, v. 4, n. 3, p. 533-546 set/dez. 2004.

MOSTAFA, S. P.; MÁXIMO, L. F. A produção científica da ANPED e da INTERCOM no GT Educação e Comunicação. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p.96-10. 2003.

MOSTAFA, S. P.: MÁXIMO, L. F. Mídia-educação e arte-educação: uma aproximação mais que cabível. Revista de Educação PUC-campinas, Campinas, n. 19, p.101-108, 12 nov. 2005.

RANZAN, E.. Os eventos científicos como instância de produção e divulgação do conhecimento científico para os grupos de pesquisa em educação. 2006. 01 v. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Departamento de Educação, Univali, Itajaí, 2006.

ROBL, F.; MENEGHEL, S. M. Produção coletiva de conhecimento: os grupos de pesquisa em educação da região sul. Itajaí, Contrapontos, Itajaí, v. 4, n. 3, p. 517-531, set/dez. 2004.

SILVEIRA, M. S.. Site educacional: portal para a formação continuada. Disponível em: http://www.edukbr.com.br/colunas/colaboradores.html. Acesso em: 20 fev. 2003.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (Col. Os pensadores).

Downloads

Publicado

2008-12-03

Como Citar

Mostafa, S. P. (2008). Ciência da informação e educação. ETD - Educação Temática Digital, 8(2), 1–11. https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.640