A produção audiovisual na virtualização do ensino superior: subsídios para a formação docente

Autores

  • Dulce Márcia da Cruz Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.642

Palavras-chave:

Formação docente. Produção audiovisual. Educação à distância. Ensino superior.

Resumo

O Brasil vive nos últimos dez anos uma crescente expansão da educação a distância (EAD) e da virtualização da sala de aula no ensino superior. Se antes de 1995 a produção da EAD era uma tarefa dos profissionais de rádio e TV, com as mídias digitais esse processo também passa pelas mãos de docentes que podem produzir, transmitir e gerenciar cursos e disciplinas na internet, tornando-se autores da produção audiovisual e hipertextual de suas aulas. Visando contribuir para que os docentes tenham noções básicas sobre como produzir para a EAD e para disciplinas semi-presenciais usando meios audiovisuais e hipertextuais, este artigo descreve os elementos básicos que compõem a linguagem cinematográfica e as narrativas digitais que incorporam a interatividade. Finalmente, apresenta alguns fundamentos da produção para as mídias mais comuns na EAD brasileira: material impresso, teleconferência, videoconferência, multimídia/hipermídia e ambientes virtuais de aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Márcia da Cruz, Universidade do Sul de Santa Catarina

Formada em Comunicação Social (FAAP), Mestre em Sociologia Política (UFSC) e Doutora em Engenharia de Produção (UFSC), na área de Mídia e Conhecimento. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da UFSC. Nos últimos dez anos vem estudando as manifestações da cibercultura (especialmente games e ambientes virtuais de aprendizagem para educação presencial e a distância), a partir da perspectiva interdisciplinar da Comunicação e da inovação tecnológica na Educação.

Referências

ALBINO, A. L. A escola na internet: uma parceria entre o ensino presencial e o ensino a distância. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26, 2003, Poços de Caldas. [Anais...] Poços de Caldas. Disponível em: http://www.anped.org.br/26/trabalhos/mariaelizabethalmeida.rtf . Acesso em: 15 ago. 2006.

ARETIO, L.G. Educación a distancia hoy. Madrid: UNED, 1994.

BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. F. Os novos modos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.

BARRETO, R. G. (Org.). Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.

BARRETO, R. G. Formação de professores, tecnologias e linguagens. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

BEHLING, H. P. Comunicação e linguagem no ciberespaço: uma análise de curso de educação a distância da Unisul Virtual. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

BELLONI, M. L. Da tecnologia à comunicação educacional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 22, 1999, Caxambu. [Anais...] Caxambu: [s.n.], 1999.

BRUN, R. M. A internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

CASTRO, M. P. N. S. G. O uso das tecnologias da comunicação e da informação na sala de aula pelo professor do ensino superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

COSTA, T. D. G. Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

CRUZ, D. M.; MOURA, T. R. A. O professor midiático na educação presencial: um estudo sobre a virtualização da sala de aula. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SIC – UFRGS, 17, 2005, Porto Alegre. [Anais...] Porto Alegre: UFRGS, 2005.

CRUZ, D. M.; SIEVERT, M.; TONELLI, A. Educação à distância no ensino presencial: uma nova cultura de aprendizagem?. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO, 1, 2004, Canoas/RS. [Anais...] Canoas/RS: ULBRA, 2004.

CRUZ, D. M. A formação dos professores universitários para ensinar a distância: o estado da arte em Santa Catarina. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA – WIE, 12; CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 26, 2006, Campo Grande. [Anais...] Campo Grande: MS, 2006.

CRUZ, D. M. O professor midiático: a formação docente para a educação a distância no ambiente virtual da videoconferência. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. Disponível em: http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/1327.pdf. Acesso em: 29 jul. 2006.

CRUZ, D. M.; BARCIA, R. M. Educação à distância por videoconferência. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 29, n. 150-151, ano 28, p. 3-10, jul./dez. 2000.

DANTAS, A. S. A formação inicial de professores para o uso de tecnologias de comunicação e informação: a realidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

GIESEN, M. R. C. Da teoria à prática: ações necessárias para um curso de capacitação docente para o uso do computador na escola. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

GOMES, M. S. A utilização de vídeo no processo de ensino/aprendizagem na escola infantil: um olhar vigotskiano. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

GÓMEZ, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, 2004.

HOLMBERG, B. The evolution of the character and practice of distance education. Open Learning, [S.l.], v. 10, p. 47-53, jun. 1995.

LANDIM, C. M. F. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: ed. Da autora, 1997.

MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso de tecnologia. In: BEHRENS, M. A.; MORAN, J. M.; MASETTO, T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MORAN, J. M.; ARAUJO FILHO, M.; SIDERICOUDES, O. A ampliação dos vinte por cento à distância: estudo de caso da Faculdade Sumaré-SP. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABED – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, 12, 2005, Florianópolis. [Anais...] Florianópolis, 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/172tcc3.pdf. Acesso em: 20 jun. 2006.

MORAN, J. M.; MASETTO, T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MOTTA, G. P. O ensino a distância: potencialidades e impactos no transporte rodoviário de cargas brasileiro. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.

MOURA, T. R. A.; CRUZ, D. M. A Virtualização do Ensino Presencial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28, 2005, Rio de Janeiro. [Anais...] Rio de Janeiro: Intercom, 2005. p. 1-14.

OLIARI, D. E. Mídias na sala de aula: a percepção docente sobre o uso das tecnologias e suas conseqüências na linguagem e na comunicação com os acadêmicos dos cursos de relações públicas do Vale do Itajaí/SC. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PÉREZ, F. G.; CASTILLO, D. P. A mediação pedagógica: educação à distância alternativa. São Paulo: Papirus, 1994.

SANTOS, E. F. G. Ambientes digitais no desenvolvimento de atitudes colaborativas de aprendizagem: estudo de caso do projeto de jornal eletrônico escolar Extra, Extra. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

STAM, R. Introdução à teoria do cinema. São Paulo: Papirus, 2003.

VERAS, D. O material impresso na educação a distância: estratégias de concepção e redação. Florianópolis, 1999. (Mimeogr.). Disponível em: http://www.geocities.com/dauroveras/ead.htm. Acesso em: 15 ago. 2006.

Downloads

Publicado

2008-12-03

Como Citar

Cruz, D. M. da. (2008). A produção audiovisual na virtualização do ensino superior: subsídios para a formação docente. ETD - Educação Temática Digital, 8(2), 23–44. https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.642