Ecopedagogia: uma nova pedagogia com propostas educacionais para o desenvolvimento sustentável

Autores

  • Cátia Maria Machado da Costa Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • José Ramon Marón Lamadrid Universidade Federal de Tocantins
  • Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Hilda Gomes Dutra Magalhães Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.646

Palavras-chave:

Ecopedagogia. Educação. Sustentabilidade.

Resumo

A Ecopedagogia surgiu da necessidade dos tempos hodiernos de preservar o meio ambiente e buscar ações para a sustentabilidade. O objetivo deste artigo é discutir o surgimento da Ecopedagogia como subsídio norteador para as ações educativas que promovam a consciência ecológica e oriente a sociedade na educação para a sustentabilidade. Buscou-se o entendimento de educação e de sustentabilidade como sustentáculo da discussão, de forma a desvelar o pano de fundo da história evolutiva que permeia a Ecopedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Maria Machado da Costa Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Supervisora Educacional na Escola Técnica Federal de Palmas, Mestranda em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal de Tocantins.

José Ramon Marón Lamadrid, Universidade Federal de Tocantins

Doutor em Pedagogia pela Universidade de Habana, Cuba e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor do Curso de Mestrado em Ciências do Ambiente/Universidade Federal de Tocantins

Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Convidado pelo Mestrado em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantins (Brasil). Mário Freitas é professor do Departamento de Metodologias de Educação, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Braga, Portugal/ Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil).

Hilda Gomes Dutra Magalhães, Universidade Federal do Tocantins

Orientadora. Doutora em Teoria Literária, com pós-doutorado na Universidade de Paris III e na École des Hautes Études em Sciences Sociale. Profª. do Curso de Mestrado em Ciências do Ambiente da UFT.

Referências

ASSMANN, H. Reencantar a educação. Rumo à sociedade aprendente. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Trad. do Centro Bíblico Católico. 90. ed. São Paulo: Ave Maria, 1993.

COTRIM, G. Educação: para uma escola democrática. História e Filosofia da Educação. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 1993.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FREITAS, M. Educação para o desenvolvimento sustentável: sugestões para a sua implementação no âmbito da década das nações unidas. In: SILVA, B.; GADOTTI, M. A ecopedagogia como pedagogia apropriada ao processo da carta da terra. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 12, n. 21, p. 11-24, jan./jun., 2003. Disponível em: http://www.ufmt.br/revista/revista1.html edufmt@cpd.ufmt.br. Acesso em: 10 abr. 2006.

GADOTTI, M. Pedagogia da terra: ecopedagogia e educação sustentável. In: TORRES, Carlos Alberto (Org). Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana en el siglo XXI. Buenos Aires: Clacso, 2001. p. 81-132. Disponível em: http://www.bibliotecavirtual.clacso.org/ar/libros/torres/gadotti.pdf. Acesso em: 10 abr. 2006.

GADOTTI, M. Ecopedagogia e educação para a sustentabilidade. Disponível em: http://www.paulofreire.org/Moacirgadotti/Artigos/Portuguese/Pedagogia_da_terra/Eco_educação_sustentabilidade_1998%20(b). Acesso em: 25 abr. 2006.

INSTITUTO PAULO FREIRE (Org.). A Carta da Terra na Perspectiva da Educação. In: PRIMEIRO ENCONTRO INTERNACIONAL, 1, 1999, São Paulo.[Anais...] São Paulo: [s.n.], 1999. Disponível em: http://www.paulofreire.org/ecopedagogia.htm.Acesso em: 23 mar. 2006.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 2. ed., Petrópolis: Vozes, 2002.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação e sustentabilidade: possibilidade e falácias de um discurso. ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM AMBIENTE E SOCIEDADE, 1, 2002, Indaiatuba. [Anais...] Indaiatuba, 2002 Disponível em: http://www.anppas.org.br/gt/sociedade_do_conhecimento/Gustavo%20F.%20Costa%20Lima.pdf. Acesso em: 25 abr. 2006.

MAGALHÃES, H. G. D. A pedagogia do êxito. Projetos de resultado. Petrópolis: Vozes, 2004.

MAGALHÃES, H. G. D. Os princípios da ecopedagogia. Revista Querubim, v.1, n.1, p. 77-91, ano 1, 2005.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

PÉREZ GOMÉZ, A. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PEREZ GÓMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. Tradução Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

Downloads

Publicado

2008-12-03

Como Citar

Pereira, C. M. M. da C., Lamadrid, J. R. M., Freitas, M. J. C. C., & Magalhães, H. G. D. (2008). Ecopedagogia: uma nova pedagogia com propostas educacionais para o desenvolvimento sustentável. ETD - Educação Temática Digital, 8(2), 80–89. https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.646