Banner Portal
Ecopedagogia: uma nova pedagogia com propostas educacionais para o desenvolvimento sustentável
PDF

Palavras-chave

Ecopedagogia. Educação. Sustentabilidade.

Como Citar

PEREIRA, Cátia Maria Machado da Costa; LAMADRID, José Ramon Marón; FREITAS, Mário Jorge Cardoso Coelho; MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra. Ecopedagogia: uma nova pedagogia com propostas educacionais para o desenvolvimento sustentável. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 80–89, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.646. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/646. Acesso em: 10 maio. 2024.

Resumo

A Ecopedagogia surgiu da necessidade dos tempos hodiernos de preservar o meio ambiente e buscar ações para a sustentabilidade. O objetivo deste artigo é discutir o surgimento da Ecopedagogia como subsídio norteador para as ações educativas que promovam a consciência ecológica e oriente a sociedade na educação para a sustentabilidade. Buscou-se o entendimento de educação e de sustentabilidade como sustentáculo da discussão, de forma a desvelar o pano de fundo da história evolutiva que permeia a Ecopedagogia.

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.646
PDF

Referências

ASSMANN, H. Reencantar a educação. Rumo à sociedade aprendente. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Trad. do Centro Bíblico Católico. 90. ed. São Paulo: Ave Maria, 1993.

COTRIM, G. Educação: para uma escola democrática. História e Filosofia da Educação. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 1993.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FREITAS, M. Educação para o desenvolvimento sustentável: sugestões para a sua implementação no âmbito da década das nações unidas. In: SILVA, B.; GADOTTI, M. A ecopedagogia como pedagogia apropriada ao processo da carta da terra. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 12, n. 21, p. 11-24, jan./jun., 2003. Disponível em: http://www.ufmt.br/revista/revista1.html edufmt@cpd.ufmt.br. Acesso em: 10 abr. 2006.

GADOTTI, M. Pedagogia da terra: ecopedagogia e educação sustentável. In: TORRES, Carlos Alberto (Org). Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana en el siglo XXI. Buenos Aires: Clacso, 2001. p. 81-132. Disponível em: http://www.bibliotecavirtual.clacso.org/ar/libros/torres/gadotti.pdf. Acesso em: 10 abr. 2006.

GADOTTI, M. Ecopedagogia e educação para a sustentabilidade. Disponível em: http://www.paulofreire.org/Moacirgadotti/Artigos/Portuguese/Pedagogia_da_terra/Eco_educação_sustentabilidade_1998%20(b). Acesso em: 25 abr. 2006.

INSTITUTO PAULO FREIRE (Org.). A Carta da Terra na Perspectiva da Educação. In: PRIMEIRO ENCONTRO INTERNACIONAL, 1, 1999, São Paulo.[Anais...] São Paulo: [s.n.], 1999. Disponível em: http://www.paulofreire.org/ecopedagogia.htm.Acesso em: 23 mar. 2006.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 2. ed., Petrópolis: Vozes, 2002.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação e sustentabilidade: possibilidade e falácias de um discurso. ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM AMBIENTE E SOCIEDADE, 1, 2002, Indaiatuba. [Anais...] Indaiatuba, 2002 Disponível em: http://www.anppas.org.br/gt/sociedade_do_conhecimento/Gustavo%20F.%20Costa%20Lima.pdf. Acesso em: 25 abr. 2006.

MAGALHÃES, H. G. D. A pedagogia do êxito. Projetos de resultado. Petrópolis: Vozes, 2004.

MAGALHÃES, H. G. D. Os princípios da ecopedagogia. Revista Querubim, v.1, n.1, p. 77-91, ano 1, 2005.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

PÉREZ GOMÉZ, A. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PEREZ GÓMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. Tradução Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.