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O fracasso neoliberal na gestão escolar
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Palavras-chave

Descentralização. Educação. Abandono escolar. Gestão escolar.

Como Citar

QUEIROZ, Maria Ireide Andrade de. O fracasso neoliberal na gestão escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 111–125, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.648. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/648. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo faz um recorte da pesquisa do curso de doutorado intitulada: PDE: uma política educacional de gerenciamento nas escolas. O objetivo da pesquisa é conhecer os resultados do plano de desenvolvimento da escola (PDE), a partir da sua proposta de descentralização da educação, nas escolas do município de Manaus. A metodologia a ser utilizada nesta pesquisa contou com os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Com abordagem quantitativo-qualitativa que atende aos interesses desta investigação. O estudo apresentou alguns dados que permitiram uma reflexão sobre o programa fundescola e seu principal produto PDE, que é impregnado de conceitos como descentralização, autonomia e participação. Os principais resultados apontaram que o modelo de gestão instituído pelo PDE não atende seu objetivo de solucionar problemas como a repetência, abandono escolar e a má qualidade do ensino. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.648
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