Banner Portal
Educação e cidadania: relato de uma experiência com alunos da classe de aceleração em uma escola de ensino fundamental em Brasília - DF
PDF

Palavras-chave

Construção da cidadania. Cidadania-educação. Cidadão. Formação pela educação.

Como Citar

LEAL, Alane de Lucena. Educação e cidadania: relato de uma experiência com alunos da classe de aceleração em uma escola de ensino fundamental em Brasília - DF. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 192–213, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.654. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/654. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho relata os resultados preliminares da realização de uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública do DF, de uma Classe de Aceleração-CA, como base para um novo modelo da prática de ensino e da formação da cidadania. Para tanto, desenvolveram-se oficinas com alunos da CA, utilizando-se a prática do Psicodrama Pedagógico bem como exercícios de Tai Chi Chuan. Nesses encontros, foram trabalhados elementos pertinentes ao tema Cidadania, entendido como o próprio direito à vida no sentido pleno. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.654
PDF

Referências

ALMEIDA, W. C. Formas de encontro: psicoterapia aberta. São Paulo: Ágora, 1988.

BERMÚDEZ, J. G. R. Introdução ao psicodrama. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

BORSATO, C. R. Assessoria a professores de 1ª a 4ª séries visando o envolvimento do desenvolvimento do profissional reflexivo a partir dos princípios do psicodrama pedagógico. (Resultados Preliminares). Revista Brasileira de Psicodrama, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 69-82, 2000.

BUBER, Martin. Eu e tu.. São Paulo: Ed. Moraes, 1974.

BUBER, Martin. O socialismo utópico. São Paulo: Perspectiva, 1986.

CUKIER, R. Palavras de Jacob Levy Moreno. São Paulo: Ágora, 2002.

FONSECA, J. S. Psicodrama da loucura: correlações entre Buber e Moreno. São Paulo: Ágora, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GALLO, S. Eros pedagogikos. Revista Literários, Campinas, v. 4, n.3, p.17-21, 1998.

GONÇALVES, C. S. et al. Lições de psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. São Paulo: Ágora, 1988.

KAUFMAN, A. Teatro pedagógico: bastidores da iniciação médica. São Paulo: Ágora, 1992.

LIMA, L. M. S. Kung fu, psicodrama e educação: o expressar da espontaneidade através do Tai Chi. In: PUTTINI, E. F.; LIMA, L. M. S. (Org.). Ações educativas: vivências com o psicodrama na prática pedagógica. São Paulo: Ágora, 1997.

LEAL, A. L. Psicodrama e ecologia humana: o ensino e o aprendizado por intermédio do encontro. 2000. 63f. Trabalho de conclusão de curso. (Especialização em psicodrama) – Clínica de Psicologia e Psicodrama-CPP, Brasília, 2000.

LEAL, A. L. Religião e educação: pressupostos básicos para a construção da cidadania. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Faculdade de Filosofia e Teologia, Universidade Católica de Goiás, 2003.

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Ágora, 1997.

MORENO, J. L. Quem sobreviverá. Fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e sociodrama. Goiânia: Dimensão, 1992.

MORENO, J. L. O teatro da espontaneidade. São Paulo: Summus, 1984.

MORENO, J. L. Sociometry, experimental method and the science of society. Nova York: Beacon House, 1959.

NUDEL, B. W. Moreno e o hassidismo. São Paulo: Ágora, 1994.

PETRELLI, R. Fenomenologia: teoria, método e prática. Goiânia: UCG, 2001. (Série ensaios).

ROSSEAU, J. J. Emílio ou da educação. Rio de Janeiro: Bertrand, 1995.

WEIL, P. Relações humanas na família e no trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

WEIL, P. O psicodrama. Rio de Janeiro: Cepa, 1967.

YOZO, R. Y. 100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas. São Paulo: Ágora, 1996.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.