Educação e cidadania: relato de uma experiência com alunos da classe de aceleração em uma escola de ensino fundamental em Brasília - DF

Autores

  • Alane de Lucena Leal Centro Universitário Euroamericano

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.654

Palavras-chave:

Construção da cidadania. Cidadania-educação. Cidadão. Formação pela educação.

Resumo

O presente trabalho relata os resultados preliminares da realização de uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública do DF, de uma Classe de Aceleração-CA, como base para um novo modelo da prática de ensino e da formação da cidadania. Para tanto, desenvolveram-se oficinas com alunos da CA, utilizando-se a prática do Psicodrama Pedagógico bem como exercícios de Tai Chi Chuan. Nesses encontros, foram trabalhados elementos pertinentes ao tema Cidadania, entendido como o próprio direito à vida no sentido pleno. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alane de Lucena Leal, Centro Universitário Euroamericano

Mestra em Ciências da Religião (UCG), graduada em Filosofia (UCB) com especialização em Filosofia e Existência (UCB) e psicodramatista (CPP). Professora de Filosofia, Sociologia e Ética no UNIEURO-DF. Professora do programa de pós-graduação da Universidade Holística Internacional - UNIPAZ, Fundação Cidade da Paz-DF. Instrutora de Tai Chi Chuan. Atualmente atua na ONG – MISMEC: Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária – DF, aonde faz formação em Terapia Comunitária

Referências

ALMEIDA, W. C. Formas de encontro: psicoterapia aberta. São Paulo: Ágora, 1988.

BERMÚDEZ, J. G. R. Introdução ao psicodrama. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

BORSATO, C. R. Assessoria a professores de 1ª a 4ª séries visando o envolvimento do desenvolvimento do profissional reflexivo a partir dos princípios do psicodrama pedagógico. (Resultados Preliminares). Revista Brasileira de Psicodrama, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 69-82, 2000.

BUBER, Martin. Eu e tu.. São Paulo: Ed. Moraes, 1974.

BUBER, Martin. O socialismo utópico. São Paulo: Perspectiva, 1986.

CUKIER, R. Palavras de Jacob Levy Moreno. São Paulo: Ágora, 2002.

FONSECA, J. S. Psicodrama da loucura: correlações entre Buber e Moreno. São Paulo: Ágora, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GALLO, S. Eros pedagogikos. Revista Literários, Campinas, v. 4, n.3, p.17-21, 1998.

GONÇALVES, C. S. et al. Lições de psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. São Paulo: Ágora, 1988.

KAUFMAN, A. Teatro pedagógico: bastidores da iniciação médica. São Paulo: Ágora, 1992.

LIMA, L. M. S. Kung fu, psicodrama e educação: o expressar da espontaneidade através do Tai Chi. In: PUTTINI, E. F.; LIMA, L. M. S. (Org.). Ações educativas: vivências com o psicodrama na prática pedagógica. São Paulo: Ágora, 1997.

LEAL, A. L. Psicodrama e ecologia humana: o ensino e o aprendizado por intermédio do encontro. 2000. 63f. Trabalho de conclusão de curso. (Especialização em psicodrama) – Clínica de Psicologia e Psicodrama-CPP, Brasília, 2000.

LEAL, A. L. Religião e educação: pressupostos básicos para a construção da cidadania. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Faculdade de Filosofia e Teologia, Universidade Católica de Goiás, 2003.

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Ágora, 1997.

MORENO, J. L. Quem sobreviverá. Fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e sociodrama. Goiânia: Dimensão, 1992.

MORENO, J. L. O teatro da espontaneidade. São Paulo: Summus, 1984.

MORENO, J. L. Sociometry, experimental method and the science of society. Nova York: Beacon House, 1959.

NUDEL, B. W. Moreno e o hassidismo. São Paulo: Ágora, 1994.

PETRELLI, R. Fenomenologia: teoria, método e prática. Goiânia: UCG, 2001. (Série ensaios).

ROSSEAU, J. J. Emílio ou da educação. Rio de Janeiro: Bertrand, 1995.

WEIL, P. Relações humanas na família e no trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

WEIL, P. O psicodrama. Rio de Janeiro: Cepa, 1967.

YOZO, R. Y. 100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas. São Paulo: Ágora, 1996.

Downloads

Publicado

2008-12-03

Como Citar

Leal, A. de L. (2008). Educação e cidadania: relato de uma experiência com alunos da classe de aceleração em uma escola de ensino fundamental em Brasília - DF. ETD - Educação Temática Digital, 8(2), 192–213. https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.654