O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas

Autores

  • Priscila Larocca Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.663

Palavras-chave:

Ensino de psicologia. Psicologia da educação. Licenciaturas.

Resumo

Neste artigo analisamos o ensino de Psicologia nos cursos de licenciaturas, procedendo a uma retomada de estudos e pesquisas de cerca de três décadas de história. A partir desta retrospectiva indagamos sobre o que aprendemos até aqui, quais problemas persistem em nosso cenário, exigindo de nós novas perguntas e ações. Consideramos o contexto de reformas curriculares, empreendidas recentemente nos cursos de licenciatura, e dados de pesquisa que indicam a persistência de muitos dos problemas antigos. Discutimos a idéia de que a persistência desses problemas está diretamente implicada com a manutenção da metáfora de fundamento na Psicologia da Educação, posicionando-se pela necessidade de modificação de seu status para o de uma disciplina teórico-prática. 

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Biografia do Autor

Priscila Larocca, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora de Educação e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná; Doutora, onde atua na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem e como líder do GEPEP – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Psicologia.

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Publicado

2008-12-03

Como Citar

Larocca, P. (2008). O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas. ETD - Educação Temática Digital, 8(2), 295–306. https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.663