Construção do conhecimento através das redes eletrônicas: o caso de uma escola especializada de ensino de 2 º grau: 1ª parte: os professores

Autores

  • Rosângela Formentini Caldas Universidade Estadual Paulista
  • Maria De Cléofas Faggion Alencar Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v3i1.679

Palavras-chave:

Construção do conhecimento. Redes eletrônicas. Professores, escola especializada. Web. Hipertexto. Internet. Redes de computadores.

Resumo

O estudo teve como objetivo mapear, através do hipertexto a ocorrência de acessos às informações na Web de alunos com relação às disciplinas de Biologia e Física do currículo de uma escola especializada de 2º grau e, em segundo lugar, caracterizar a atuação dos professores dessas mesmas áreas no uso da Internet. Nesse artigo, apresenta-se os resultados da segunda parte, isto é, a caracterização do uso da Internet por professores das disciplinas mencionadas. Os resultados mostram que os professores têm potencial expresso para utilização das redes eletrônicas mas precisam se dedicar mais e investir mais no desenvolvimento de metodologias e instrumentos para o ensino-aprendizagem a partir das redes eletrônicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Formentini Caldas, Universidade Estadual Paulista

Docente da UNESP, departamento de Ciência da Informação. É presidente do Conselho de Cultura da cidade de Marília/SP e representante titular do Sistema Estadual de Museus de São Paulo/SISEM. Vice-coordenadora e representante do conselho de curso de Biblioteconomia da UNESP. Na graduação ministra aulas nas disciplinas de: Marketing; Organização, Sistemas e Métodos e Teoria Geral da Administração. Na pós-graduação é membro do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO) e possui disciplinas na área de gestão e desenvolvimento de comunidades. Realiza pesquisa com temas relacionados a Teoria Geral das Organizações, Pensamento Administrativo e Estruturas de desenvolvimento para comunidades.

Maria De Cléofas Faggion Alencar, Universidade Federal do Paraná

Graduada pela Faculdade de Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestrado pela School of Library & Information Science - Kent State University e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é analista da Embrapa Meio Ambiente e participa de projetos de pesquisa. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Representação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, produtos e serviços de informação, bases de dados, agricultura familiar, gênero e política de informação em C&T.

Referências

CHAU, May Y. Web mining technology and academic librarianship: human-machine connections for the twenty-first century [on-line]. Disponibilizado em http://www.firstmonday.dk/issues/issue4/chau Acesso em: 05/jul./99.

FERREIRA, S. M. S. P. Redes eletrônicas e necessidades de informação: abordagem do sense-making para estudo de comportamento de usuários do Instituto de Física da USP. 1995. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo.

LANZING, Jan W. The Concept Mapping Homepage [on-line]. Disponibilizado em http://www.to.utwente.nl/user/ism/lanzing/cm_home.htm Acesso em: 15/abr./99.

LASTRES, Helena M. M. Informação e conhecimento na nova ordem mundial. Ciência da Informação, Rio de janeiro, v.28, n.1, p. 72-79, jan./abr. 1999.

LEVIN, Jack. Estatística aplicada a ciências humanas. 2.ed. São Paulo: Habra, 1987.

PEREIRA, Júlio César Rodrigues. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências de saúde, humanas e sociais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

SANTOS, Luis Antônio Silva dos. Uma visão pedagógica do ensino militar para o Exército do ano 2000. Rio de Janeiro. 1996. 41p. Monografia. Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

STERNBERG, Robert J. As capacidades intelectuais humanas: uma abordagem em processamento de informações. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

VOORBIJ, Henk J. Searching scientific information on the Internet: A dutch academic user survey. Journal of the American Society for Information Science. v. 50, n.7, p. 598-615, 1999.

WITTER, Geraldina P. Pesquisa científica e nível de significância. Estudos de Psicologia, Campinas, v.13, n.1, p. 55-65, jan./abr., 1996.

Downloads

Publicado

2008-11-27

Como Citar

Caldas, R. F., & Alencar, M. D. C. F. (2008). Construção do conhecimento através das redes eletrônicas: o caso de uma escola especializada de ensino de 2 º grau: 1ª parte: os professores. ETD - Educação Temática Digital, 3(1), 28–40. https://doi.org/10.20396/etd.v3i1.679