Resumo
O estudo teve como objetivo mapear, através do hipertexto a ocorrência de acessos às informações na Web de alunos com relação às disciplinas de Biologia e Física do currículo de uma escola especializada de 2º grau e, em segundo lugar, caracterizar a atuação dos professores dessas mesmas áreas no uso da Internet. Nesse artigo, apresenta-se os resultados da segunda parte, isto é, a caracterização do uso da Internet por professores das disciplinas mencionadas. Os resultados mostram que os professores têm potencial expresso para utilização das redes eletrônicas mas precisam se dedicar mais e investir mais no desenvolvimento de metodologias e instrumentos para o ensino-aprendizagem a partir das redes eletrônicas.
Referências
CHAU, May Y. Web mining technology and academic librarianship: human-machine connections for the twenty-first century [on-line]. Disponibilizado em http://www.firstmonday.dk/issues/issue4/chau Acesso em: 05/jul./99.
FERREIRA, S. M. S. P. Redes eletrônicas e necessidades de informação: abordagem do sense-making para estudo de comportamento de usuários do Instituto de Física da USP. 1995. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo.
LANZING, Jan W. The Concept Mapping Homepage [on-line]. Disponibilizado em http://www.to.utwente.nl/user/ism/lanzing/cm_home.htm Acesso em: 15/abr./99.
LASTRES, Helena M. M. Informação e conhecimento na nova ordem mundial. Ciência da Informação, Rio de janeiro, v.28, n.1, p. 72-79, jan./abr. 1999.
LEVIN, Jack. Estatística aplicada a ciências humanas. 2.ed. São Paulo: Habra, 1987.
PEREIRA, Júlio César Rodrigues. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências de saúde, humanas e sociais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.
SANTOS, Luis Antônio Silva dos. Uma visão pedagógica do ensino militar para o Exército do ano 2000. Rio de Janeiro. 1996. 41p. Monografia. Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
STERNBERG, Robert J. As capacidades intelectuais humanas: uma abordagem em processamento de informações. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
VOORBIJ, Henk J. Searching scientific information on the Internet: A dutch academic user survey. Journal of the American Society for Information Science. v. 50, n.7, p. 598-615, 1999.
WITTER, Geraldina P. Pesquisa científica e nível de significância. Estudos de Psicologia, Campinas, v.13, n.1, p. 55-65, jan./abr., 1996.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.