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A relação professor-aluno não existe: corpo e imagem, presença e distância
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Palavras-chave

Relação professor-aluno. Discurso. Objeto.

Como Citar

VOLTOLINI, Rinaldo. A relação professor-aluno não existe: corpo e imagem, presença e distância. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, p. 119–139, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i0.695. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/695. Acesso em: 22 jun. 2024.

Resumo

O recente e crescente uso de recursos áudio-visuais e de informática no ensino recolocou para muitos a questão da necessidade da presença do professor. Longe de ser apenas um recurso que vem prolongar o que já está no universo escolar, sua entrada modifica a dinâmica da relação professor-aluno. As condições que permitiram esta entrada parecem corresponder aquilo que Lacan elucida em sua teoria dos Discursos quando se pergunta: os gadgets vencerão? A mudança das relações entre o sujeito e o objeto, características deste novo discurso contemporâneo, o do Capitalista, no qual o objeto parece predominar sobre o sujeito, podem ser lidas em vários âmbitos. O objetivo deste estudo é analisar as vicissitudes desta mudança no interior das práticas educativas, particularmente em torno do que esta questão sobre a necessidade da presença do professor ilustra sobre ela. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i0.695
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Referências

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