Banner Portal
O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança
PDF

Palavras-chave

Psicanálise. Castração. Dificuldades de aprendizagem.

Como Citar

NASCIMENTO, Lílian Cristine Ribeiro; MONTEIRO, Francisca Paula Toledo. O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, p. 192–203, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i0.699. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/699. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo versa sobre alguns sintomas apresentados por crianças que freqüentam a clínica fonoaudiológica e pedagógica, sintomas estes que se manifestam como alterações da linguagem oral e/ou escrita, os quais buscamos interrogar a partir da psicanálise. Apresentamos quatro casos de meninos nos quais uma relação simbiótica com a mãe era mantida e se evidenciava por relatos e atitudes infantilizadas para com criança. Relatamos como o trabalho pedagógico e fonoaudiológico baseado na perspectiva psicanalítica possibilitou modificações na relação materno – filial e permitiu à criança deslocar seus sintomas na aprendizagem. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i0.699
PDF

Referências

ALBERTI, S. Demanda e desejo na transferência. Literal: Revista da Escola de Psicanálise de Campinas, Campinas, n. 6, p. 93-100, 2003.

CHECCHINATO, D. Psicanálise de pais: criança , sintoma dos pais. Rio de Janeiro: Cia de Freud, 2007.

FRANÇA NETO, O. Identificação e culpa: questões éticas e contemporâneas. Ágora, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 95-106, jan./jun. 2005.

FREUD, S. Mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, [1929]. v. 13.

FREUD, S. Psicologia das massas e análise do eu. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, [1921]. v.18.

FURNARI, E. Todo dia. São Paulo: Ática, 1980. Coleção Peixe vivo.

KUPFER, M. C. Freud e a educação – o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1997.

MANNONI, M. A primeira entrevista em psicanálise. Tradução de Roberto Cortes de Lacerda. Rio de Janeiro: Campos, 1982.

SARTORI, C. H. G. Entrada da criança na escola e período de adaptação. Campinas: Alínea, 2001.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.