Banner Portal
De um corpo aos pedaços a um sujeito: o que Gepeto sempre pode ensinar sobre isso a quem educa?
PDF

Palavras-chave

Educação. Infância. Psicanálise. Ética.

Como Citar

AZENHA, Conceição Aparecida Costa. De um corpo aos pedaços a um sujeito: o que Gepeto sempre pode ensinar sobre isso a quem educa?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, p. 333–348, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i0.707. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/707. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Em sua conexão com a educação, a psicanálise permite lançar interrogantes sobre o papel da educação na vida dos sujeitos. O objetivo deste trabalho é propor uma discussão sobre a educação e a infância a partir de relatos clássicos como os de Schreber e Itard, bem como de obras literárias, a saber, Pinóquio e Frankenstein. A escolha de tais textos não foi aleatória, mas engendrada em seu tecido comum: a infância em suas diferentes concepções, e as implicações que se lançam no entendimento do que seja educar. A educação torna-se um fato de difícil acontecimento, quando a diferença entre adultos e crianças é negada em nome da Ciência, como sugerem algumas abordagens psicopedagógicas. A educação pode ocorrer de fato quando funciona segundo a ética do desejo. O compromisso deste artigo é o de apontar que o tornar-se sujeito é tributário de uma educação. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i0.707
PDF

Referências

ARIÈS, P. História social da criança e da família, 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I. A educação de um selvagem. As experiências pedagógicas de Jean Itard. São Paulo: Cortez, 2000.

CAUVILLA, W. Sobre o momento da constituição da idéia de infância: ponto de vista de um historiador. Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas, São Paulo, v.4, n.6, p.72 –79, jul. 1999.

COLLODI, C. As aventuras de Pinóquio. São Paulor: Paulinas, 1992.

FLEIG, M. A tese do declínio da imago social do pai e o deslocamento da autoridade. In: COLÓQUIO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS PSICANALÍTICAS E EDUCACIONAIS SOBRE A INFÂNCIA – IP/ FE - USP, 2, 2000, São Paulo. [Anais...] A psicanálise a educação e os impasses da subjetivação no mundo moderno. São Paulo: Annablume, 2000.

GHIRALDELLI JUNIOR, P. A infância na cidade de Gepeto ou possibilidades do neopragmatismo para pensarmos os direitos da criança na cultura pós-moderna. Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas, São Paulo, v.4, n.6, p.10-17, jul. 1999.

LACAN, J. O estádio de espelho como formador da função do eu. In: LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, p.96-103

LAJONQUIÈRE, L. A psicanálise, a Educação e o esgotamento da Infância. In: COLÓQUIO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS PSICANALÍTICAS E EDUCACIONAIS SOBRE A INFÂNCIA– IP/FE – USP, 3, 2001, São Paulo. [Anais...] A Psicanálise, a Infância, a Educação. São Paulo: Annablume, 2001.

LAJONQUIÈRE, L. Itard Victor!!! Ou do que não deve ser feito na educação. In: BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I. A educação de um selvagem. As experiências pedagógicas de Jean Itard. São Paulo: Cortez, 2000. p.105-116.

LAJONQUIÈRE, L. Infância e ilusão psicopedagógica. Escritos de psicanálise e educação Petrópolis: Vozes. 1999.

MANNONI, M. Educação impossível. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1988.

MAURANO, D. A face oculta do amor. Disponível em: http://www.geocities.com/HotSprings/villa/3170/DeniseMaurano.htm. Acesso em: 31 mai. 2007.

VORCARO, A. Incorporação do organismo na música do outro desejante. Inédito, 2003.

VORCARO, A. Crianças na psicanálise. Clínica, instituição, laço social. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 1999.

VORCARO, A. A criança na clínica psicanalítica. Rio de Janeiro: Companhia de Freud. 1997.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.