Resumo
O ano de 2006 marcou um movimento extremamente estimulante na Faculdade de Educação da UNICAMP: desde março iniciamos o Grupo de Leituras de Freud reativando, através de sistemático trabalho institucional, o estudo sobre a psicanálise. Trata-se, portanto, de sustentar uma pluralidade de leitura de Freud para permitir a erupção de uma multiplicidade de sentidos. Desde então, as atividades do grupo ocorrem todas as terças-feiras quinzenalmente. O objetivo principal do grupo é fazer da leitura das obras de Freud ponto de partida e ao mesmo tempo de ancoragem para a interlocução com autores da filosofia, principalmente, com Foucault e Nietzsche.
Referências
FOUCAULT, M. História da sexualidade: o uso dos prazeres. 8. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998 a.
FOUCAULT, M.;DELEUZE, G. Os intelectuais e o poder – conversa entre Michel Foucault e Gilles Deleuze. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1998 b.
FOUCAULT, M. Ditos e escritos. Problematização do sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
FOUCAULT, M. Coraje y verdad. In: ABRAHAM, T. El último Foucault. Buenos Aires: Sudamericana, 2003.
FREUD, S. O mal-estar na civilização. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1974. v.21.
FREUD, S. Novas conferências introdutórias sobre psicanálise. In: FREUD, S. Edição Standard
Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v.22.
KEHL, M. R. Sobre ética e psicanálise. 2. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.