Um novo olhar sobre a inclusão do surdo: os alicerces legais que permeiam esse processo

Autores

  • Cyntia França Cavalcante de Andrade Universidade do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v9i1.735

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Educação especial. Educação de surdos. LIBRAS. Intérprete de LIBRAS.

Resumo

Este artigo, primeiramente, faz uma sinopse sobre a Educação Especial e discorre sobre a inclusão desta nos Parâmetros curriculares Nacionais, citando também a Declaração de Salamanca em seguida aprofunda a discussão sobre a educação dos surdos e sua longa caminhada até os tempos atuais, discutindo sobre a LEI FEDERAL Nº10.436, de 24 de abril de 2002 que dispões sobre a LIBRAS e o DECRETO Nº5626, de 22 de Dezembro de 2005 que regulamenta esta Lei, vendo-os como positivos, já que vieram como intuito de melhorar a educação dos surdos no país. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cyntia França Cavalcante de Andrade, Universidade do Estado do Paraná

Licenciada plena em Formação de Professores pela Universidade do Estado do Pará; Especiaslista em Psicomotricidade e Pós-granduando em Tradução e interpretação em LIBRAS–língua Portuguesa da UEPA; Tradutora-Intérprete de Libras aprovada no PROLIBRAS e Intérprete de Língua de Sinais da FACI desde 2003.

Referências

ANDRADE, C. F. C. Bilingüismo: uma abordagem educacional para surdos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Professores para o Pré-escolar a 4a série do Ensino Fundamental) – Universidade do Estado do Pará, Belém 2001.

DECRETO No5626, de 22 de Dezembro de 2005, disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em: 16 nov. 2006.

LEI FEDERAL No10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: http://www.libras.org.br/leilibras.htm. Acesso em: 16 nov. 2006.

LOPES, F. O. C. Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: Ed. Rocca, 1997.

OLIVERIA, I. A. Saberes, imaginários e representações na educação especial: a problemática ética da “diferença” e da exclusão social. Petrópolis: Vozes, 2004.

SÁ, N. L. Educação de surdos: a caminho do bilingüismo. Niterói: Ed. UFF, 1999.

SÁ, N. L.Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.

SKLIAR, Carlos. Atualidade da educação bilíngüe para surdo. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1999. v.1.

Downloads

Publicado

2008-11-14

Como Citar

ANDRADE, C. F. C. de. Um novo olhar sobre a inclusão do surdo: os alicerces legais que permeiam esse processo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 13-19, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9i1.735. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/735. Acesso em: 31 out. 2020.