Resumo
Este artigo discute a relação entre as reformas da educação e a concepção de sociedde civil na era FHC, a partir de uma crítica ao comunitarismo. Apontamos que a concepção de formação humana pressuposta nas reformas do período em questão, voltada para a aprendizagem do trade off econômico e moral (ajudar os pobres como forma de compensar os benefícios recebidos pela sociedade, como o emprego, bolsas de estudos) coaduna-se com o neoliberalismo e com o reforço da histórica cisão “moral” da sociedade brasileira.
Referências
ALMEIDA, E. T. V. Crítica da metamorfose do conceito de sociedade civil em “terceiro setor”. Serviço Social & Sociedade. São Paulo, v.1, Ano 25, n. 80, p.94-110, nov. 2004.
AZANHA, J. M. Educação hoje: questões em debate. Estudos Avançados. São Paulo, v. 15, n. 42.
BRESSER-PEREIRA , L. Crise econômica e reforma do estado no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1996.
CARVALHO, M. C. A. A.; TEIXEIRA, A. C. C. (Org.). Conselhos gestores de políticas públicas. São Paulo: Pólis, 2000.
CITTADINO, G. Pluralismo direito e justiça distributiva. Elementos da filosofia constitucional contemporânea. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2000.
COHEN, J. Sociedade civil e globalização: repensando categorias. Dados. v.46, n.3, 2003.
COOKE, B, Gestão pública: o gerenciamento do (terceiro) mundo. RAE –Revista de Administração de Empresas. Cidade????, v. 44, n. 3, 2004.
COX, R. G. Hegemony and international relations: an essay on method. Millenium. v.12, n. 2, 1983.
FERNANDES, R. C. Privado porém publico: o terceiro setor na América Latina. Rio de janeiro: Relume Dumará, 1994.
GILL, S. G. Modernity and Globalization. International Gramsci Society Online Article. jan.2003. Disponível em: http://www.italnet.nd.edu/ gramsci/ resources/onlinearticles/gill01.shtml. Acesso em: 19 jul. 2006.
LIGUORI, G. Estado e sociedade civil: entender Gramsci para entender a realidade. In: COUTINHO, T. (Org.). Entender Gramsci para entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
SEMERARO, G. Da sociedade de massa à sociedade civil: a concepção da subjetividade em Gramsci. In: Educação & Sociedade Campinas, v. 20, n. 66, abr. 1999.
SOUZA, P. A revolução gerenciada. Educação no Brasil 1995-2002. São Paulo: Printice Hall, 2005.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.