Banner Portal
Tecnologia educativa: a educação como processo de comunicação
PDF

Palavras-chave

Tecnologia educativa. Ensino e comunicação.

Como Citar

RUBERTI, Isabela; AMARAL, Sérgio Ferreira do. Tecnologia educativa: a educação como processo de comunicação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 1–6, 2008. DOI: 10.20396/etd.v5i2.757. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/757. Acesso em: 27 maio. 2024.

Resumo

O artigo discute o ensino como processo de comunicação, partindo da constatação da importância do papel das tecnologias da educação e comunicação na sociedade atual. Aponta a necessidade da escola enfrentar e utilizar tais recursos da cultura midiatica, pois já estão presentes na vida de alunos e professores. Detém-se a pensar também na relação entre professor e aluno não mais como mero transmissor de informação, mas sim como criadores e produtores de mensagens. Destaca um modelo crítico e participativo para a inserção da tecnologia educativa na escola. 

https://doi.org/10.20396/etd.v5i2.757
PDF

Referências

BACCEGA, A. M. Meios de comunicação na escola. Comunicação & Educação. São Paulo, v.25, p. 7-15, set/dez, 2002.

BELLONI, L. M. O que é mídia-educação. Campinas: autores Associados, 2001. (Polêmicas do nosso tempo).

GOERGEN, P. Pós-modernidade, ética é educação. Campinas: Autores Associados, 2001. (Coleção polêmicas do nosso tempo).

GOERGEN, P. A comunicação nas faculdades de educação. In: KUNSCH, K. M. (Org.) Comunicação e educação: caminhos cruzados. São Paulo, Edições Loyola, 1986.

SOARES, O. I. (Coord.). Caminhos da educomunicação na América Latina e nos Estados Unidos. Cadernos de Educomunicação, São Paulo, 2001.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.