Banner Portal
Contribuições da teoria de Piaget para a formação de professores
PDF

Palavras-chave

Construtivismo. Formação de professores. Epistemologia genética.

Como Citar

SARAVALI, Eliane Giachetto. Contribuições da teoria de Piaget para a formação de professores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 23–41, 2008. DOI: 10.20396/etd.v5i2.759. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/759. Acesso em: 19 jun. 2024.

Resumo

O artigo discute a importância do conhecimento e do aprofundamento do referencial construtivista de Jean Piaget e suas principais contribuições para a formação do pedagogo e sua prática docente. Mediante a análise das respostas de estudantes de Pedagogia a um questionário avaliativo, o texto apresenta as percepções dos alunos sobre o estudo continuado da epistemologia genética. 

https://doi.org/10.20396/etd.v5i2.759
PDF

Referências

ASSIS, Orly Z. Mantovani de. Uma nova metodologia de educação pré-escolar. 6.ed. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1989. 55p.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977. 225p.

BORGES, Roberta. A construção da noção de família em crianças pré-escolares. 2001. Dissertação (Mestrado) -Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2001.

KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Tradução: Regina de Assis. 11.ed. Campinas: Papirus, 1990. 124p.

KAMII, Constance;DEVRIES, Rheta. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. Tradução: Marina Carrasqueira. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991. 355p.

PIAGET, J. O jogo e a higiene mental da criança, 1943. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE, 20, 2003, Campinas. Anais... Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2003. p.17-19

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 1966. 389p.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Tradução: Ivette Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972. 80p.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. 9.ed. Tradução: Dirceu Lindoso e Rosa Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1988. 184p.

SARAVALI, E.G. As idéias das crianças sobre seus direitos: a construção do conhecimento social numa perspectiva piagetiana. 1999, 243f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

VINHA, T. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. 1997. 1104f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

ZAIA, L. L. A solicitação de meio e a construção das estruturas operatórias em crianças com dificuldades de aprendizagem. 1996. 255f. Tese (Doutorado em Psicologia Educacional) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.