Banner Portal
Leitura nas telas: os jovens na internet
PDF

Palavras-chave

Processo de leitura. Internet. Ciberespaço. Navegação. Leitura on-line. Juventude na internet.

Como Citar

MOSTAFA, Solange Puntel; GONZÁLES, Priscila; RANZAN, Eni Maria; MORAES, Lisiane da Silva. Leitura nas telas: os jovens na internet. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 58–74, 2008. DOI: 10.20396/etd.v5i2.761. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/761. Acesso em: 18 maio. 2024.

Resumo

A partir de uma problematização entre três matrizes de conhecimento, o construtivismo francês, a teoria crítica e o cognitivismo na pesquisa sobre leitura, descrevem resultados de pesquisa realizada com (60) jovens freqüentadores da sala web da Biblioteca da Universidade, durante seu processo de navegação em frente às telas. Os resultados evidenciaram quatro tipos de pesquisa sendo realizadas pelos jovens: pesquisa utilitária, pesquisa de mídia, pesquisa universitária e pesquisa escolar. Algumas regularidades do processo de navegação foram identificadas em todas as faixas categorizadas, como a consulta ao correio eletrônico e a familiaridade (quase natural) com a estrutura de banco de dados da internet. O paradoxo levantado pelo construtivismo pedagógico foi contraposto às posturas mais radicais à esquerda em autores para quem é impossível uma educação crítica no ciberespaço; os resultados da pesquisa evidenciam um caminho novo de leitura, diferente do preconizado pela teoria crítica e ainda não contemplado também pelo cognitivismo dos programas de leitura tradicionais. 

https://doi.org/10.20396/etd.v5i2.761
PDF

Referências

ALAVA, Sérafin et al Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais. Porto Alegre:Artmed, 2002.

BELLONI, Maria L. O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001

BELLONI, Maria L. (Org.). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Loyola, 2002.

COLZANI, Marinez P. ; HOEPERS, Idorlene S. ; PINHEIRO, Cláudia F. Mídia e conhecimento nas escolas públicas de Itajaí: pesquisa exploratória. Alcance, Itajaí, SC, v.9, n.3, p. 69-76,

GUR-ZE’EV, Illan É possível uma educação crítica no ciberespaço? Disponível em: http://www.unimep.br/fch/revcomunica/ano9n1/04_artig.htm. Acesso em: 18 nov. 2003.

LEVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LYOTARD, Jean-F. O pós-moderno. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana. Jovens e celulares: a cultura do atalho e da sociabilidade instantânea. In: SEMINÁRIO CULTURA JOVENS E NOVAS SENSIBILIDADES, 2003, Rio de Janeiro. [Anais...] Rio de Janeiro : UCAM/FAPERJ, 2003.

SILVA, Ezequiel Theodoro. (Org.). A leitura nos oceanos da Internet. São Paulo: Cortez, 2003

WITTER, G.P. (Org.). Psicologia: leitura & universidade. Campinas: Editora Alínea, 1997.

WITTER, G.P. Leitura e universidade. In: WITTER, G.P. (Org.). Psicologia: leitura & universidade. Campinas: Editora Alínea, 1997. p.9-18.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.