(Re)construindo imagens do eu-professor pelos caminhos da memória – educação continuada e as novas tecnologias

Autores

  • Vilma Fernandes Neves Universidade Tuiuti
  • Glória Radino Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v5i2.765

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Novas tecnologias. Memória. Professores do ensino fundamental.

Resumo

Apresentamos resultados obtidos com a pesquisa desenvolvida junto ao PEC – Formação Universitária, programa de parceria entre a Secretaria do Estado de Educação, UNESP, USP e PUC/SP, com o objetivo de promover a formação superior do professor efetivo das séries inicias do Ensino Fundamental. Seguimos a Metodologia da Pesquisa Qualitativa, modalidade estudo de caso. A problemática investigada centrou-se nos significados construídos a partir das reflexões acerca das atuações em sala de aula, como professoras-orientadoras das monografias, dos Estágios Supervisionados e da Prática de Ensino, como avaliadoras das suas produções e provas ou como assistentes no espaço de aprendizagem Learning Space. Nossos objetivos foram: verificar a inserção e o desenvolvimento do professor-aluno no PEC, mais especificamente nas Oficinas Culturais onde elaboravam os trabalhos de Memória; identificar o papel e a contribuição destas atividades para seu crescimento pessoal e profissional; perceber os significados construídos a partir de suas experiências junto ao aparato tecnológico do programa, enquanto possibilidade de inclusão no universo digital e, por ele, de inclusão social. As perguntas norteadoras da pesquisa envolveram as seguintes: através das experiências junto ao programa em que medida a participação do professor universitário e do professor-aluno pode significar a redimensão das suas práticas educativas? Em que medida o programa foi bem sucedido na tentativa de favorecer a inclusão digital dos professores-alunos? Apresentamos um dos aspectos por nós enfocados em nossos estudos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Fernandes Neves, Universidade Tuiuti

Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: elementos articuladores Professora aposentada da UNESP/FCL/Assis Mestre em História e Doutora em Educação

Glória Radino, Universidade Estadual Paulista

Professora do Depto de Psicologia Clínica UNESP, FCL/Assis, Mestre em Psicologia e Doutouranda em Psicologia

Downloads

Publicado

2008-11-13

Como Citar

NEVES, V. F.; RADINO, G. (Re)construindo imagens do eu-professor pelos caminhos da memória – educação continuada e as novas tecnologias. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 113-128, 2008. DOI: 10.20396/etd.v5i2.765. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/765. Acesso em: 30 out. 2020.