Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar possibilidades de uso da tecnologia na gestão da informação científica, em sua divulgação e na transformação do conhecimento em forma digital, acessível a todas as pessoas, sem restrição. Para tanto, as teorias que subsidiam este trabalho são a information literacy, a virtual literacy, a media literacy e a digital literacy. Essas teorias são as bases da competência de uso da tecnologia com seus elementos centrais para o processo de divulgação científica mediante recursos educativos. A seguir, destacaremos as referências e os padrões de uso dessa competência para esse trabalho, sua aplicação e a viabilização de procedimentos.
Referências
BELLUZZO, R.C.B. A formação contínua do professor na sociedade do conhecimento. Palestra proferida em abril de 2003 – Unesp Araraquara.
CAREAGA, B. M. C. Currículum cibernético: fundamentos y proyecciones. 1996. Xf. Tesis Magister Educación Universidad de Concepción, Chile, 1996. Disponível em: http://venado.conce.plaza.cl/~mcareaga/. Acesso em: 25 abril 2004.
GARCIA, A. F. Literacia y Técnicas de Aprendizaje in CONFEDERACION DE ORGANIZACIONES EMPRESARIALES DE CASTILLA Y LEON. La formacíon empresarial con e-learning, Valladolid: Junta de Castilla y León, 2003.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, P. O que é virtual. São Paulo: ed. 34, 1996.
MARTINS, M. de L. O. O papel da usabilidade no ensino a distância mediado por computador. Dissertação (mestrado), Centro Federal de Educação de Minas Gerais, CEFET, MG, 2004.
SIQUEIRA, A. B. de Programa de TV didáticos para alunos do ensino fundamental: um exame dos pressupostos teórico-educacionais. Tese (doutorado), UNESP Araraquara, 2005.
TRINDADE, M. de N. Literaria: teoria e prática orientações metodológicas. São Paulo: Cortez, 2002.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.