Inclusão, identidade e o método da capo, na aprendizagem instrumental inicial da Filarmônica do Divino, do estado de Sergipe

Autores

  • Marcos dos Santos Moreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.823

Palavras-chave:

Historia. Sociedade. Educação musical especial.

Resumo

Para que possamos entender e refletir sobre educação musical especial em Sergipe através deste artigo que pretende fazer uma abordagem o processo de ensino do Projeto Filarmônica Coral e Escola de Música de Indiaroba, município que se localiza a 100 km de Aracaju, Estado de Sergipe. O objetivo do tema procede métodos de ensino musical instrumental comuns a alunos ditos normais. Perceber semelhanças nas diferenças de aprendizado em aluno especial dentro de projeto de Banda de Música. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos dos Santos Moreira, Universidade Federal da Bahia

Mestre e Licenciado em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal da Bahia. Fundador da 1ª Banda de Música do município de Indiaroba-Se tem atuado como docente nas áreas de Instrumento/ Piano, Educação Especial e ensino de pós-graduação de Arte-educação. Constam publicações suas em Anais de Encontros e Simpósio nacionais e Internacionais de Música, Psicologia e Educação musical especial. Obteve classificação em diversos concursos de Educação / Música e apresentado comunicações nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba e São Paulo. Sua linha de pesquisa baseia-se em Educação/ Sociedade/ Arte.

Referências

ANJOS, M. F. O. Festa do Divino Espírito Santo, Padroeiro de Indiaroba (1970-1990). 2001. Monografia (Licenciatura em História) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2001.

AROM, S. Inteligência na musica tradicional. A natureza da inteligência. São Paulo: Unesp/Cambridge University Press, 1994.

BARBOSA, J. L. S. Adaptation of American Instruction Methods to Brazilian Music Education Using Brazilian Melodies. 1994. Tese (Doutorado) – University of Washington-Seattle, Washington, 1994.

BARBOSA, J. L. S. Da Capo: Método elementar para ensino Coletivo ou individual de instrumentos de banda. Primeira versão, trabalho não publicado. Salvador: 2000.

BARBOSA, J. L. S. Da Capo: Método elementar para ensino Coletivo ou individual de instrumentos de banda. São Paulo: Keyboard, 2004.

MOREIRA, M. Aspectos históricos, socias e pedagógicos nas filarmônicas do Divino e Nossa Senhora da Conceição, no estado de Sergipe. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

SERGIPE COMUNIDADE: A Filarmônica de Indiaroba, produção TV Sergipe. Aracaju [s.n,2004] fita de vídeo ( 12 min), VHS, son.,Color.

Downloads

Publicado

2008-11-11

Como Citar

MOREIRA, M. dos S. Inclusão, identidade e o método da capo, na aprendizagem instrumental inicial da Filarmônica do Divino, do estado de Sergipe. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 137-144, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9i2.823. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/823. Acesso em: 31 out. 2020.