Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica

  • Claudio Dalbosco Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Filosofia. Atualidade. Maioridade pedagógica.

Resumo

O ensaio reconstrói, em largos traços, a interpretação que Foucault faz da Aufklärung kantiana. Procura mostrar, por um lado, que tal interpretação serve-lhe de auto-esclarecimento filosófico, isto é, como certificação da noção de filosofia como pensamento da atualidade. Por outro, que esta noção de filosofia torna-nos produtiva a própria idéia de uma filosofia da educação baseada na Aufklärung como maioridade pedagógica.

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Biografia do Autor

Claudio Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS), mestrado em Filosofia na PUCRS e doutorado em Filosofia na Universidade de Kassel/Alemanha. Atualmente é professor no Curso de Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF/RS e pesquisador do CNPq. É autor dos livros Ding an sich und Erscheinung: Perspektiven des transzendentalen Idealismus bei Kant, (Königshausen & Neumann, 2002); Pedagogia Filosófica: Cercanias de um diálogo (Editora Paulinas, 2007); Moralidade e educação em Kant, em co-autoria com Heinz Eidam (Editora UNIJUÍ, 2009); Pragmatismo, teoria crítica e educação, (Autores Associados, 2010); Paradoxos da educação natural em Rousseau, (Editora Cortez, 2010 – no prelo).

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Publicado
2010-11-18
Como Citar
Dalbosco, C. (2010). Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica. ETD - Educação Temática Digital, 12(1), 202-223. https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.849