Guattari e a topografia da máquina escolar

  • Alexandre Filordi de Carvalho Universidade Federal de São Paulo
  • André Campos de Camargo Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Interação homem máquina. Escola. Subjetividade. Sociedade capitalista.

Resumo

O objetivo do artigo consiste em analisar a produção da máquina escolar em sua topografia. A hipótese é dupla. De um lado, a análise dessa produção conduz o pensamento a entender como um conjunto de condições pelas quais a escola opera suas finalidades está forçosamente ligado à uma produção maquínica de subjetividade capitalística. Na escola encontra-se uma subjetividade sujeitada aos componentes e aos circuitos de como a máquina escolar produz e opera os seus sujeitos. De outro lado, acessa-se a uma série de problematizações que instiga e convoca o pensamento a agir com o intuito de curto-circuitar o estado atual da máquina escolar. A partir da própria escola, de sua topografia, ativam-se rupturas e atopias, produzem-se outros fios de agenciamento com a experiência escolar e educativa, criam-se outras derivações que potencializam o campo da subjetividade considerando os processos de singularização. Para tanto, as análises concentram-se no pensamento de Guattari.

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Biografia do Autor

Alexandre Filordi de Carvalho, Universidade Federal de São Paulo
Professor do departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP
André Campos de Camargo, Universidade Estadual de Campinas
Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Diferenaças e Subjetividades - DiS - UNICAMP

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Publicado
2015-04-29
Como Citar
Carvalho, A. F. de, & Camargo, A. C. de. (2015). Guattari e a topografia da máquina escolar. ETD - Educação Temática Digital, 17(1), 107-124. https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634821