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Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil
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Palavras-chave

Gilles Deleuze. Pensamento. Filosofia e educação

Como Citar

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães; RIBEIRO, Cintya Regina. Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 125–141, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i1.8634822. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634822. Acesso em: 21 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo visa traçar modos de difusão e apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari no Brasil, a fim de apreender as implicações no campo educacional brasileiro. Metodologicamente, o estudo traça as condições de emergência dessas formas de apropriação, tomando o vetor midiático Jornal Folha de São Paulo como estratégico eixo de investigação. Em seguida, analisa de que modo o trabalho conjunto dos pensadores franceses, fundamentado numa política de escrita, modula as formas de experimentação com seu pensamento. Como resultado, a pesquisa aponta que o campo educacional recusa uma polarização entre formas ascéticas e exegéticas, buscando construir um campo de experimentação situado entre ambas.
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634822
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