Banner Portal
Pesquisa em educação: investigação sobre a ação pedagógica
PDF

Palavras-chave

Pesquisa em educação. Construção do objeto. Teoria.

Como Citar

BORBA, Siomara Moreira Vieira; ALMEIDA, Natália Regina de. Pesquisa em educação: investigação sobre a ação pedagógica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 142–156, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i1.8634823. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634823. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo, de caráter teórico, é apresentar uma discussão sobre a pesquisa em educação. Nesse sentido, são destacadas duas análises que debatem a pesquisa em educação e considerada a contribuição da discussão teórico - metodológica sobre o objeto de conhecimento para o trabalho investigativo em educação, a partir das pesquisas de Miriam Limoeiro Cardoso. O argumento da construção teórica do objeto afirma o lugar e a importância da teoria no processo de conhecimento do real na medida em que todo trabalho investigativo começa e termina no campo do conhecimento teórico.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634823
PDF

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Relevância e aplicabilidade na pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.113, p.39-50, jul. 2001.

BORBA, Siomara. Fundamentação Epistemológica dos Saberes Sobre a Escola. In: GADELHA, Sylvio; PULINO, Lúcia. (Org.). Biopolítica, Escola e Resistência: infâncias para a formação de professores. São Paulo: Átomo & Alínea, 2012, p. 241-250. v.2.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Petrópolis: Vozes, 1999.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. O mito do método. Boletim Carioca de Geografia. Rio de Janeiro, Ano XXV, p. 61-100, 1976.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. La construcción de conocimientos: cuestiones de teoría y método. México: Era, 1977.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. Ideologia do desenvolvimento: Brasil: JK – JQ. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. Para o conhecimento dos objetos históricos: questões metodológicas. Cadernos da EIAP, n. 1, Série Desenvolvimento Agrícola. Rio de Janeiro, 1979.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. Para uma leitura do método em Karl Marx: anotações sobre a "Introdução" de 1857. Cadernos do ICHF, UFF, ICHF. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 1990.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. Florestan Fernandes: a criação de uma problemática. Estudos Avançados, São Paulo, v.10, n.26, jan.- abr. 1996.

FERNANDES, Florestan. A reconstrução da realidade nas ciências sociais. Revista Mediações, Londrina, v. 2, n. 1, p. 47- 56, jan./jun. 1997.

GATTI, Bernardete Angelina. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil. 1978-1981. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 44, p.3-17, fev. 1983.

GATTI, Bernardete Angelina. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-81, jul. 2001.

GATTI, Bernardete Angelina. Perspectivas da pesquisa e da pós-graduação em educação no Brasil. Educação & Linguagem, São Paulo, ano 6, n.8, p.11-22, jul.- dez. 2003.

KUENZER, Acácia Zeneida; MORAES, Maria Célia Marcondes de. Temas e tramas na pós- graduação em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p.1341- 1362, set.- dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302005000400015&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S0101-73302005000400015. Acesso em: 14 dez. 2010.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda. A pesquisa e a criação de conhecimentos na pós-graduação em educação no Brasil: conversas com Maria Célia Moraes e Acácia Kuenzer. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 95, p.577- 599, maio-ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302006000200013&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S0101-73302006000200013. Acesso em: 14 dez. 2010.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Estudos do cotidiano, pesquisa em educação e vida cotidiana: o desafio da coerência. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v.9, n. esp., p.162-184, out. 2008.

TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. A pesquisa e a produção de conhecimentos. In: Universidade Estadual Paulista. Caderno de Formação: formação de professores. Educação, Cultura e Desenvolvimento. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 3, p.1-38, 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/195/3/01d10a03.pdf. Acesso em: 23 jul. 2103.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.