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A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever
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Palavras-chave

Políticas públicas em educação. Formação de professores em serviço. Material didático. Organização da ação pedagógica.

Como Citar

TASSONI, Elvira Cristina Martins; MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 193–210, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i1.8634826. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634826. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a forma como os gestores e as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Campinas (SP), vêm compreendendo e se apropriando do material didático que compõe o Programa Ler e Escrever, elaborado e distribuído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa contou com entrevistas com as professoras e equipe gestora sobre o Programa e as atividades previstas em seu material; observações em sala de aula e encontros periódicos durante dois semestres letivos, com as professoras da escola, em uma perspectiva de formação em serviço. Os resultados apontaram: (i) para a importância de se promover maior aproximação entre as práticas pedagógicas e os conhecimentos produzidos, visando o fortalecimento da ação docente; (ii) que a experiência acumulada do professor pode ser um caminho para tê-lo como protagonista e não como repetidor de estratégias e técnicas pensadas por outros; (iii) que o fortalecimento da escola como um espaço de produção de conhecimento para alunos e professores pode se constituir em possibilidade para a concretização de mudanças necessárias nas práticas pedagógicas. No que se refere aos Programas de Formação de Professores, ao pretenderem atingir toda uma rede de ensino, acabam secundarizando as desigualdades sociais e educativas.

https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634826
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