Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulista

Autores

  • Beatris Cristina Possato Universidade Estadual de Campinas
  • Dirce Djanira Pacheco e Zan Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v17i2.8634881

Palavras-chave:

Etnografia. Violências nas escolas. Educação básica. Sistema de proteção escolar. Professor mediador escolar e comunitário.

Resumo

O intuito deste artigo é refletir sobre a importância dos estudos etnográficos para compreender a instituição escolar, partindo da descrição e da análise da metodologia de uma pesquisa de doutorado realizada em escola pública de educação básica (Campinas - São Paulo). A pesquisa de doutorado propunha-se a problematizar como um programa da Secretaria da Educação do estado de São Paulo - o Sistema de Proteção Escolar, que tem por objetivo amenizar as violências nas escolas - se desenvolveu na instituição estudada. Para isso, por meio da observação e registro do cotidiano buscou-se, em especial, observar a inserção do principal representante desse programa na escola– o Professor Mediador Escolar e Comunitário. Além disso, era necessária a aproximação com a realidade a ser investigada e o conhecimento de diversos aspectos da comunidade atendida e dos sujeitos que constituíam essa instituição. Por meio da pesquisa, constatou-se que apesar do avanço da pesquisa educacional no Brasil, permanece a necessidade de se ampliar estudos de cunho etnográfico que contribuam para a compreensão desse cotidiano. A metodologia da pesquisa permitiu a observação das relações humanas, das juventudes na sua interface com a problemática das violências, das diferentes facetas de um sistema escolar, e possibilitou que se ampliasse as análises e se superasse uma possível visão simplista em apontar soluções fáceis para as escolas públicas.

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Biografia do Autor

Beatris Cristina Possato, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Mestrado (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente faz Pós-doutorado na Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID) sendo bolsista da Capes. Professora Titular da Universidade Ibirapuera (UNIB). Integrantes dos grupos de pesquisa Violar (FE-Unicamp) e Narrar (UNICID).

Dirce Djanira Pacheco e Zan, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia (1991), mestrado (1996) e doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) e Diretora da Faculdade de Educação (2016-2020) da mesma Universidade. Foi coordenadora de graduação (pedagogia e licenciaturas) na Unicamp e membro da diretoria do CEDES. Faz parte do Conselho Técnico Científico da Capes/Educação Básica (2011-2017). Desenvolve trabalhos de investigação na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: ensino médio, juventude e cultura.

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Publicado

2015-08-31

Como Citar

Possato, B. C., & Zan, D. D. P. e. (2015). Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulista. ETD - Educação Temática Digital, 17(2), 234–251. https://doi.org/10.20396/etd.v17i2.8634881