Aplicações interativas como potencializadoras de múltiplas inteligências

Autores

  • Raquel Alves Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Edna Gusmão de Góes Brennand Universidade Federal da Paraíba
  • Ismênia Mangueira Soares Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v18i2.8635194

Palavras-chave:

Televisão digital interativa. Teoria das inteligências. Sociedade da Aprendizagem. múltiplas. Aplicações interativas. Sociedade da Aprendizagem. Tecnologia da Informação

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo a construção de um modelo conceitual para produção de conteúdos digitais ancorados na Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner - TIM. Este modelo fundamentou a produção do protótipo de material didático hipermídia com aplicação para a Televisão Digital Interativa – TVDI e potencial para ativar as cinco mentes que serão necessárias aos gestores do futuro. O uso da ferramenta de autoria denominada Marker validou o modelo conceitual e comprovou que ele possui boa aplicabilidade, visto que as aplicações interativas produzidas podem possibilitar aos gestores acionar suas múltiplas inteligências e buscar diferentes caminhos para a aprendizagem. A associação de recursos como a TVDI e conteúdos educativos interativos na educação propicia o surgimento de uma ferramenta midiática capaz de alavancar a construção de uma educação pautada em estratégias que lancem mão de técnicas e práticas que possam favorecer a aquisição do conhecimento. 

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Biografia do Autor

Raquel Alves Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Secretariado Executivo pela Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte - FACEX. Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Mestre no curso de Gestão em Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Secretária Executiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, designada na função de Diretora de Desenvolvimento de Pessoas. Tem experiência na área de Administração, Letras e Organizações Públicas com ênfase em Administração de Pessoas. Possui como objetivo a busca contínua do conhecimento que propicie o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de minhas potencialidades pessoais e profissionais, possibilitando a convivência harmônica com grupos de trabalho e saudável convívio social. Fatores fundamentais para a promoção do comprometimento eficiente e eficaz, útil e necessário à consecução dos objetivos empresariais e, por conseqüência, do estado de excelência profissional.

Edna Gusmão de Góes Brennand, Universidade Federal da Paraíba

 Pós-Doutorado pela Université Catholique de Louvain-UCL Bélgica e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT -Portugal. Doutora em Sociologia - Université Paris I Panthéon Sorbonne.  Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes. Atua nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPB principalmente nos seguintes temas: agir comunicativo, ciberespaço, ecologias cognitivas, TV Digital Interativa, redes digitais e sistemas inteligentes, Gestão da Inovação e Educação a Distância.

Ismênia Mangueira Soares, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Técnico de Nível Superior em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Alagoas. MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação. Professora do Ensino Técnico e Tecnológico da Escola Técnica de Saúde, Universidade Federal da Paraíba, atuando na área de Informática Aplicada à Saúde e professora do Curso de Pedagogia a Distância da UFPB.

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Publicado

2016-07-05

Como Citar

SANTOS, R. A.; BRENNAND, E. G. de G.; SOARES, I. M. Aplicações interativas como potencializadoras de múltiplas inteligências. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 465–484, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i2.8635194. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635194. Acesso em: 3 dez. 2021.