Banner Portal
Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior
PDF

Palavras-chave

Facebook. cibercultura. ensino superior

Como Citar

CAVASSANI, Thiago Bernardo; ANDRADE, Joana de Jesus de. Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 227–249, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i1.8635352. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635352. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

É cada vez mais comum na literatura relatos de experiências nas quais as redes sociais configuram-se como tecnologia educacional capaz de suscitar ambientes colaborativos, simples e eficientes no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Apesar do impacto trazido pela tecnologia na vida contemporânea, este fato ainda não é consensual entre os pesquisadores da área e representa um ponto fulcral para futuras transformações educacionais. A temática das novas tecnologias na educação configura-se, portanto, como um campo fértil para novas investigações e, com tal problemática, apresenta-se neste trabalho os resultados de uma pesquisa que analisou a percepção dos alunos de um curso superior de Licenciatura em Química a respeito do uso da rede social Facebook (FB) em suas atividades acadêmicas. Com tal indagação desenvolveu-se uma série de atividades utilizando a função grupos da rede social Facebook numa disciplina do referido curso e realizou-se uma entrevista vídeo-gravada ao final da disciplina. Com abordagem qualitativa e ainda numa perspectiva de estudo de caso, analisou-se o resultado desta experiência por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em 3 categorias e analisados à luz do exposto na literatura acerca do tema. A partir da interpretação dos dados ressalta-se a importância dessa ferramenta como ambiente social e colaborativo, facilitador da comunicação e da interatividade, de todo modo, esta não parece ter ainda impacto direto na melhoria dos processo de ensino e aprendizagem enquanto recurso educacional diretivo
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635352
PDF

Referências

ADALIKWU, Chris. An exploratory study of Facebook integration into classroom management. Croatian Journal of Education, Zagreb, v. 15, n. 4, p. 1057-1068. 2013. Disponível em: <http://goo.gl/eMJ1FC>. Acesso em: 20 mai. 2015.

ANDRADE, Polyana Bittencourt; AZEVEDO, Denio Santos; DÉDA, Talita de Azevedo Práticas de ensinagem e redes sociais na internet: um estudo de caso do facebook como ambiente de aprendizagem. In: SIMPÓSIO EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 3., Aracajú, 2012. Anais eletrônicos... Aracajú: UNIT, 2012. Disponível em: <http://goo.gl/NFUeMl>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 2179-4901.

AQUINO, Alex; BRITO, Alisson. Estudo da viabilidade do uso do Facebook para educação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM INFORMÁTICA, 20., Curitiba, 2012. Anais eletrônicos… Curitiba: Sociedade Brasileira de Computação, 2012. Disponível em:

<http://goo.gl/ZTnIx4>. Acesso em: 20 mai. 2015.

AYDIN, Selami. A review of research on Facebook as an educational environment. Educational Technology Research and Development, v. 60, n. 6, p. 1093-1106. dez. 2012. Disponível em: <http://goo.gl/BtIdAq>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 1556-6501.

BARAN, Bahar. Facebook as a formal instructional environment. British Journal of Educational Technology, Oxford, v. 41, n. 6, p. 146-149. nov. 2010. Disponível em:

<https://goo.gl/wyoDsS>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 1467-8535.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 225 p.

BENELLI, Sílvio José. A instituição total como agência de produção de subjetividade na sociedade disciplinar. Estudos de Psicologia, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 237-252. set./dez. 2004. Disponível em: <http://goo.gl/1WRFtC>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 1982-0275.

BHAGWAT, Minaxi; KOTHARI, R. G. Encouraging social media with school education. EduInspire: An International E-Journal, Vadodara, v. 1, n. 1, p. 12-18. dez. 2013. Disponível em: <http://goo.gl/m1IljI>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 2349-7076.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994. 336 p.

BULL, Glen; THOMPSON, Ann; SEARSON, Mike; GAROFALO, Joe; PARK, John; YOUNG, Carl; LEE, John. Connecting informal and formal learning: experiences in the age of participatory media. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, Waynesville, v. 8, n. 2, 2008. Disponível em: <http://goo.gl/w7OrQU>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 1528-5804.

CAVASSANI, Thiago Bernardo, ANDRADE, Joana de Jesus. Dos círculos de cultura aos grupos virtuais efeitos das redes sociais no ensino superior. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 6., Aracajú, 2015. Anais eletrônicos... Aracajú: UNIT, 2015. Disponível em: <http://goo.gl/tlfIe8>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISBN 978-972-8914-55-4.

DENNEN, Vanessa; BURNER, Kerry. Friending and footprints: privacy and ethical issues of facebook use in higher education. In: BASTIAENS, Theo; MARKS, Gary. World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education, Las Vegas. 2013. Anais eletrônicos... Chesapeake, VA: AACE, 2013, p. 642-648.

FERREIRA, Marcelo Santana. Polissemia do conceito de instituição: diálogos entre Goffman e Foucault. Ecos - Estudos Contemporâneos da Subjetividade, Rio de Janeiro, RJ, v. 2, n. 1, p. 74-86, 2012. Disponível em: <http://goo.gl/nEcBlI>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 2237-941X.

GABRIEL, Martha. Educ@r: a revolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013, 241p.

HEW, Khe Foon. Students’ and teachers’ use of Facebook. Computers in human behavior, v. 27, n. 2, p. 662-676. 2011. Disponível em: <http://goo.gl/YX3iT1>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 0747-5632.

HOST’OVECKÝ, Mirian. Using of social network in education by technical and science students in Slovakia. In: EMERGING E-LEARNING TECHNOLOGIES AND APPLICATIONS, 11., 2013, Anais eletrônicos… Stary Smokovec: Institute of Electrical and Electronics Engineers, 2013. p. 127-131.

KIRSCHNER, Paul A.; KARPINSKI, Aryn C. Facebook and academic performance. Computers in human behavior, v. 26, n. 6, p. 1237-1245. nov. 2010. Disponível em:

< http://goo.gl/JslcAX>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN: 0747-5632.

LEDERER, Karen. Pros and cons of social media in the classroom. Campus Technology, v.25, n. 5, p. 1-2. 2012. Disponível em: <https://goo.gl/YqUmfA>. Acesso em: 20 mai. 2015.

MADGE, Clare; MEEK, Julia; WELLENS, Jane; HOOLEY, Tristram. Facebook, social integration and informal learning at University: it is more for socialising and talking to friends about work than for actually doing work. Learning, Media and Technology, London, v. 34, n. 2, p. 141-155. 2009. Disponível em: <http://goo.gl/V0VW37>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 1743-9892.

MAIA, Marta de Campos. Educação aberta e as redes sociais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 17., Manaus, 2011. Anais eletrônicos... Manaus: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2011. Disponível em: <http://goo.gl/v1Ng0O>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 2175-4098.

MARSON, Guilherme Andrade; GALEMBECK, Eduardo; ANDRADE, Jailson Bittencourt. Química Nova Interativa - QNInt - o portal do conhecimento da SBQ: conectando ciência e educação. Química Nova, São Paulo, SP, v. 36, n. 3, p. 484-488. 2013. Disponível em:

<http://goo.gl/DxJybR>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 0100-4042.

MATTAR, João. Facebook em educação, 2012. Disponível em: < http://goo.gl/fHvo2r>. Acesso em: 08 mai. 2015.

MAZMAN, Sacide Güzin; USLUEL, Yasemin Koçak. The usage of social networks in educational context. World Academy of Science, Engineering and Technology, v. 49, n. 1, p. 338-342. 2009. Disponível em: <http://goo.gl/zaRaIq>. Acesso em: 20 mai. 2015.

MAZMAN, Sacide Güzin; USLUEL. Yasemin Koçak. Modeling educational usage of Facebook. Computers & Education, v. 55, n. 2, p. 444-453. set./2010. Disponível em:

<http://goo.gl/WPB0Tv>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 0360-1315.

MUÑOZ, Carolina Lego; TOWNER, Terri. Back to the “wall”: How to use Facebook in the college classroom. First Monday, v. 16, n. 12, dez./2011. Disponível em:

<http://goo.gl/I7VGa5>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 1396-0466.

MUÑOZ, Carolina Lego; TOWNER, Terri. Opening facebook: How to use facebook in the college classroom. In: SOCIETY FOR INFORMATION TECHNOLOGY & TEACHER EDUCATION INTERNATIONAL CONFERENCE, Charleston. 2009. Anais eletrônicos... Chesapeake, VA: AACE, 2009, p. 2623–2627. Disponível em: <http://goo.gl/DITBWn>. Acesso em: 20 mai. 2015.

OLIVEIRA, Denise Cristina de. Análise de Conteúdo Temático-Categorial: uma proposta de sistematização. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, RJ, v. 16, n. 4, p. 569-576. out./dez. 2008. Disponível em: <http://goo.gl/8cQuXW>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 0104-3552.

PARADA, Eloa Azenna. Tics na escola: balanço de teses e dissertações brasileiras produzidas no período de 1990 a 2010. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2011. Disponível em: <http://goo.gl/Ludtr1>. Acesso em: 20 mai. 2015.

PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vitor. Facebook: rede social educativa? In: ENCONTRO INTERNACIONAL TIC e EDUCAÇÃO, 1., Lisboa. 2010. Anais eletrônicos... Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 2010, p. 593-598. Disponível em: <https://goo.gl/eeNRKm>. Acesso em: 20 mai. 2015.

PEIXOTO, Zeca. O facebook para além da rede social: o usuário como consumidor-mercadoria. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edmea (Org.). Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, p. 221-236, 2014.

ROBLYER, Margaret; McDANIEL, Michelle; WEBB, Marsena; HERMAN, James; WITTY, James, Vince. Findings on Facebook in higher education: A comparison of college faculty and student uses and perceptions of social networking sites. The Internet and Higher Education, v. 13, n. 3, p. 134-140, 2010. Disponível em: <http://goo.gl/DuuJ5e>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 1096-7516.

SALAWAY, Gail; CARUSO, Judith Borreson; NELSON, Mark. The ECAR study of undergraduate students and information technology. EDUCAUSE Center for Applied Research, v. 8, 2008. Disponível em: <https://goo.gl/g7ZCnK>. Acesso em: 11 out. 2015.

SELWYN, Neil. Faceworking: exploring students’ education-related use of Facebook. Learning, Media and Technology, London, v. 2, n. 34, p. 157-174. 2009. Disponível em:

<http://goo.gl/KdWska>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 1743-9892.

SILVA, Christina Marília Teixeira da; AZEVEDO, Nyrma Souza Nunes de. O significado das tecnologias de informação para educadores. Ensaio - Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 13, n. 46, p.193-204. 2005. Disponível em:

<http://goo.gl/owPKUu>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 1809-4465.

SILVA, Márcio Roberto Machado; GELLER, Marlise. Cenário do uso educacional de redes sociais na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, RS, v. 12, n. 1, p. 1-10. 2014. Disponível em:

<http://goo.gl/cAg3fy>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 1679-1916.

UMBELINA, Vanessa. Redes sociais: aliadas ou vilã da educação? Hipertextus Revista Digital, Recife, PE, v. 2, n. 9, p. 1-13. 2012. Disponível em: <http://goo.gl/HviJzO>. Acesso em: 20 mai. 2015. ISSN 1981-6081.

VALENTE, José Armando. O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de Educação a Distância. In: MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara Maria (Org.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013, p. 25-41.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

YAPICI, Ibrahim Ümit; HEVEDANLI, Murat. Educational use of social networks: facebook case study. European Journal of Research on Education, Special Issue: Educational Technology and Lifelong Learning, Trnava, v.1, n.1, p. 16-21. 2014. ISSN 1474-9041.

YIN, Robert K. Case study research: design and methods. 4.ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2014. 219 p.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.