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A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença
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Palavras-chave

Sociografia. Didática. Transcriação. Escrileituras.

Como Citar

ADÓ, Máximo Daniel Lamela; CORAZZA, Sandra Mara. A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 271–288, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i2.8635647. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635647. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O texto apresenta alguns aspectos da literatura de Georges Perec com o intuito de discernir sobre uma escrita sociográfica que atue como uma didática transcriadora do cotidiano e produtora de presença — presença produzida por um modo de operar a escritura com a finalidade de recriar atmosferas e estados de espírito constituídos por elementos pouco desenvolvidos do movimento de uma aula, isto é, da relação com suas materialidades em fluxo. Procura se orientar na escrita sociográfica de Perec para poder dar a ler o encontro dos corpos docentes e discentes com os da outras matérias de seus entornos e que afetam, também, seus intelectos. Trata-se de desenvolver procedimentos para uma didática transcriadora do cotidiano se apropriando da leitura e escrita literária como pensamento.

https://doi.org/10.20396/etd.v17i2.8635647
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