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Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria
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Palavras-chave

Alfabetização Matemática. Geometria. Ciclo de Alfabetização.

Como Citar

DA SILVA, João Alberto; RITTER JELINEK, Karin; CARVALHO BECK, Vinicius. Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 313–331, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i2.8635740. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O Ciclo de Alfabetização foi criado em 2010 e apresentou uma nova organização curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ele tem demandado novas formas de ensinar e pensar a Matemática para crianças em fase inicial de escolarização. Empreendemos um esforço coletivo para pesquisar as estratégias e os procedimentos que os estudantes deste nível de ensino têm empreendido para enfrentar situações que envolvem conteúdos matemáticos determinados nas avaliações externas. Neste artigo contemplamos o estudo que trata especificamente das competências relativas à Geometria. Fundamentando-se na investigação-ação escolar e na ideia de situação-problema, propusemos diversas atividades aos estudantes a fim de investigar como procedem frente às habilidades previstas na Prova Brasil de Alfabetização Matemática. Os dados indicam dificuldades de estabelecer relação entre os espaços bidimensional e tridimensional no manejo das figuras geométricas, problemas oriundos de um ensino que privilegia figuras planas e noções espaciais ainda muito regidas por um pensamento egocêntrico.

https://doi.org/10.20396/etd.v18i2.8635740
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