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Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo
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Palavras-chave

Educomunicação. Trabalho educativo. Mídia. Educação escolar.

Como Citar

FORTUNATO, Ivan; PENTEADO, Claudio Luis de Camargo. Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 377–393, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i2.8637453. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637453. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Frente à centralidade midiática contemporânea, apresentamos este artigo de revisão de literatura, concebido à luz dos estudos sociológicos e dos propósitos de uma nova área, denominada de Educomunicação. Ao cotejar a literatura com nossa própria experiência como docentes no ensino superior, temos como objetivo principal o de apresentar algumas críticas – ainda que no âmbito da teoria –, ao conteúdo midiático, que atua como uma espécie de concorrência desleal ao trabalho educativo realizado nas escolas e universidades. Primeiro, considera-se que em sua evolução histórica, os canais da mídia assumiram papel central na organização da vida social, em amplo sentido, abraçando as dimensões política, cultural, e até mesmo axiológica, da sociedade contemporânea. Segundo, discute-se o que nomeamos como concorrência desleal entre mídia e educação escolar, baseando-nos na enorme quantidade de produtos midiáticos desenvolvidos sob a ótica do espetáculo, seja informação ou entretenimento. Por fim, ressaltamos a educomunicação como uma potencialidade de cooperação ao trabalho educativo.

https://doi.org/10.20396/etd.v17i2.8637453
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