Contexto familiar e o desempenho de estudantes de uma escola no interior de São Paulo

Autores

  • Andreia Osti UNESP - Instituto de Biociências Rio Claro / Departamento de Educação

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v18i2.8637508

Palavras-chave:

Família. Rendimento escolar. Aprendizagem. Recursos. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo analisa a relação entre o ambiente familiar, considerando seus recursos materiais e humanos e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental. A amostra foi composta por 120 alunos da rede pública municipal da Região Metropolitana de Campinas, sendo 60 estudantes com satisfatório desempenho escolar e 60 com desempenho insatisfatório. O instrumento utilizado para avaliar os recursos humanos e materiais foi o questionário denominado Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (RAF). Os resultados indicam que há diferenças entre os grupos em relação aos recursos humanos e culturais, bem como na interação familiar e participação na escola. De maneira geral, pode-se afirmar que crianças com satisfatório desempenho escolar tiveram maior acesso a atividades extracurriculares e maiores oportunidades de interação com seus pais. Também existe no cotidiano da casa uma rotina pré-estabelecida para a realização das atividades do dia. O grupo com desempenho insatisfatório, em relação a todas as categorias descritas, apresentaram menores índices. Esse trabalho contribui para o entendimento da importância da interação familiar para o desempenho escolar, refletida nas possibilidades de diálogo, de compartilhar uma atividade doméstica e ao acompanhar o processo de aprendizagem da criança.

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Biografia do Autor

Andreia Osti, UNESP - Instituto de Biociências Rio Claro / Departamento de Educação

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Instituto de Biociências, Departamento de Educação, Unesp/ Rio Claro.

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Publicado

2016-07-05

Como Citar

OSTI, A. Contexto familiar e o desempenho de estudantes de uma escola no interior de São Paulo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 369–383, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i2.8637508. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637508. Acesso em: 3 dez. 2021.