Banner Portal
Entre mundos juvenis: o papel das tecnologias na escolarização de alunos das classes populares
PDF

Palavras-chave

Tecnologias. Celulares. Jovens. Ensino médio. Classes populares.

Como Citar

SALATINO, André Toreli; BUENO, Belmira Oliveira. Entre mundos juvenis: o papel das tecnologias na escolarização de alunos das classes populares. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 576–595, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i3.8637511. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637511. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo analisa o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na vida escolar de jovens do ensino médio pertencentes a classes populares, com foco sobre o uso dos aparelhos celulares. Os dados qualitativos procedem de uma pesquisa etnográfica realizada ao longo de 2012 em uma escola pública de São Paulo que incluiu observações em três salas de aula, a aplicação de um questionário e, ao final, um grupo focal. Os dados quantitativos foram extraídos do CETIC.br-2013. Ancoradas em Bourdieu, Dubet, Tiramonti e Dussel, as análises levaram a concluir que as tecnologias constituem uma das bases da experiência social da juventude contemporânea e que mesmo que a escola não tenha incorporado as TIC a suas práticas os alunos trazem os dispositivos móveis para o seu interior. Entretanto, eles não mobilizam esses aparelhos para potencializar seu processo de aprendizagem, mas sim para se ausentarem do mundo escolar e reencontrarem os temas do universo juvenil. Dessa forma, pensar a incorporação desses elementos tecnológicos na cultura escolar requer a compreensão da responsabilidade da escola e dos professores na utilização pedagógica desses recursos, bem como a ponderação de que as tecnologias podem atuar mais como um fator de ampliação das desigualdades do que de democratização social e escolar.

https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8637511
PDF

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 39-64.

BOURDIEU, Pierre. A juventude é apenas uma palavra. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Lisboa: Fim de Século, 2003. p. 151-162.

BOURDIEU, Pierre; BOLTANSKI, Luc. O diploma e o cargo: relações entre o sistema de produção e o sistema de reprodução. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 127-144.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 4. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 290 p.

CETIC.BR (CENTRO DE ESTUDOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO). TIC Educação 2013. Disponível em http://www.cetic.br/pesquisa/educacao/indicadores Acesso em: 17 jul. 2014.

DUBET, François. A formação dos indivíduos: a desinstitucionalização. Educação e Contemporaneidade, Salvador, BA, v. 3, p. 27-33. 1998. Disponível em:

http://goo.gl/PrqCmR Acesso em: 01 jul. 2015. ISSN 2358-0194.

DUSSEL, Inés. A transmissão cultural assediada: metamorfoses da cultura comum na escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, SP, v. 39, n. 137, p. 351-365. 2009. Disponível em:

http://goo.gl/G5lEJp Acesso em: 01 jul. 2015. ISSN 1980-5314.

DUSSEL, Inés; QUEVEDO, Luis Alberto. Educación y nuevas tecnologias: los desafíos pedagógicos ante el mundo digital: documento básico. Buenos Aires: Santillana, 2010. 80 p. [VI Foro Latinoamericano de Educación]. Disponível em: http://goo.gl/KNCGie Acesso em: 29 abr. 2015.

EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

KRAWCZYK, Nora; VIEIRA, Vera Lucia. A reforma educacional na América Latina nos anos 1990: uma perspectiva histórico-sociológica. São Paulo: Xamã, 2008.

LEMOS, André. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. Razón y palabra, Guadalupe, ES, n. 41, p. 1-21, out./nov. 2004. Disponível em: http://goo.gl/HH5j8 Acesso em: 14 mar. 2014. ISSN 1605-4806.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3.ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, SP, v. 17, n. 49, p. 11-29. 2002. Disponível em: http://goo.gl/gQgsDb Acesso em: 01 jul. 2015. ISSN 1806-9053.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. A mudança na percepção da juventude: sociabilidades, tecnicidades e subjetividades entre os jovens. In: BORELLI, Silvia; FREIRE FILHO, João. (Org.). Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008. p. 9-32.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Impactos psicológicos do uso de celulares: uma pesquisa exploratória com jovens brasileiros. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v.20, n. 2, p. 165-174. 2004. Disponível em: http://goo.gl/f1QolK Acesso em 01 jul. 2015. ISSN 1806-3446.

PASSARELLI, Brasilina; JUNQUEIRA, Antônio Hélio. (Coord.). Gerações interativas Brasil: crianças e adolescentes diante das telas. São Paulo: Escola do Futuro/USP, 2012.

PEREIRA, Alexandre Barbosa. A maior zoeira: experiências juvenis na periferia de São Paulo. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6. 2001. Disponível em: http://goo.gl/4oYb Acesso em: 6 mar. 2014.

ROCHA, Rose de Melo; SILVA, Josimey Costa da. Cultura jovem, violência e consumo: representações midiáticas e percepção de si em contextos extremos. In: BORELLI, Silvia; FREIRE FILHO, João. (Org.). Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.

p.111-132.

SALATINO, André Toreli. Entre laços e redes de sociabilidade: sobre jovens, celulares e escola contemporânea. 2014. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2014.

SCHILLING, Flávia Inês. As formas da contestação juvenil, ontem e hoje: onde, quem, como? Três hipóteses para uma pesquisa. In: Simpósio Internacional do Adolescente, São Paulo, Faculdade de Educação da USP, 2005. CD-ROM.

SILVA, Sandra Rúbia. Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, SP, v. 9, n. 26, p. 61-82. 2012. Disponível em: http://goo.gl/GGrhLT Acesso em: 01 jul. 2015. ISSN 1983-7070.

TASCHNER, Gisela Black. Cultura e consumo: dimensões mercantis da cidadania. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007, 199 p.

TIRAMONTI, Guillermina. La escuela en la encrucijada del cambio epocal. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 26, n. 92, p. 889-910. 2005. Disponível em:

http://goo.gl/UF2oes Acesso em: 01 jul. 2015. ISSN 1678-4626.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.