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A invasão das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas e o diálogo necessário
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Palavras-chave

Estudo de egressos. Tecnologia de Informação e Comunicação. Processos formativos.Práticas pedagógicas. Contexto sociocultural.

Como Citar

SIQUEIRA, Graziele Cancio; FONTOURA, Helena Amaral da. A invasão das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas e o diálogo necessário. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 122–135, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i1.8637541. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637541. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

O presente artigo baseia-se numa pesquisa de mestrado em educação que dialoga com professores egressos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade localizada no estado do Rio de Janeiro enquanto sujeitos mediadores entre os jovens, as demandas culturais e a estrutura escolar, tendo como eixo a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em seus processos formativos e práticas pedagógicas. Há o destaque aqui para a importância da leitura de mundo (Freire) do educando, que se desdobra a partir do contexto sociocultural no qual este se insere, com ênfase na premência do diálogo que coadune estes elementos objetivando a compreensão da invasão das TIC nas escolas, seja por via direta através dos recursos que emprega, ou indireta, em função da lógica que sua globalização produz, alterando linguagens e modalidades relacionais, construindo outros paradigmas. Discute-se também o entrincheiramento da instituição escolar e sua impermeabilidade aos fatores externos comboiados pelo seu material humano, o que desperta novamente a necessidade do diálogo para o entendimento destas formas outras de interação.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637541
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