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A incongruência entre os predicados da educação: os desafios da docência no contexto da educação popular
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Palavras-chave

Educação popular. Docência. Ética.

Como Citar

NEVES, Júlia Guimarães; AMORIM, Filipi Vieira; ALVARENGA, Bruna Telmo; PEREIRA, Vilmar Alves. A incongruência entre os predicados da educação: os desafios da docência no contexto da educação popular. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 502–513, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i3.8638206. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638206. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O ensaio propõe uma reflexão sobre os princípios que orientam a concepção de Educação Popular enquanto prática político-pedagógica. A discussão é um diálogo com estudiosos da Educação Popular que culmina com apontamentos sobre os desafios da docência nessa perspectiva. O artigo está dividido em: i) Primeiras palavras; ii) Traços históricos e conceituais da Educação Popular; iii) Os sentidos da Educação Popular; iv) Os desafios da docência no contexto da Educação Popular; v) Considerações finais. A tese principal é a da infeliz necessidade de adjetivarmos a Educação como forma de demarcarmos um campo político, de resistência e de luta, contra as antinomias que perpassam nosso sistema educacional. Ainda, trata-se de uma postura assumidamente em defesa da ética humana com vistas à igualdade e à justiça social.
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638206
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Referências

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