A incongruência entre os predicados da educação: os desafios da docência no contexto da educação popular

Autores

  • Júlia Guimarães Neves Universidade Federal do Rio Grande
  • Filipi Vieira Amorim Universidade Federal do Rio Grande
  • Bruna Telmo Alvarenga Universidade Federal do Rio Grande
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638206

Palavras-chave:

Educação popular. Docência. Ética.

Resumo

O ensaio propõe uma reflexão sobre os princípios que orientam a concepção de Educação Popular enquanto prática político-pedagógica. A discussão é um diálogo com estudiosos da Educação Popular que culmina com apontamentos sobre os desafios da docência nessa perspectiva. O artigo está dividido em: i) Primeiras palavras; ii) Traços históricos e conceituais da Educação Popular; iii) Os sentidos da Educação Popular; iv) Os desafios da docência no contexto da Educação Popular; v) Considerações finais. A tese principal é a da infeliz necessidade de adjetivarmos a Educação como forma de demarcarmos um campo político, de resistência e de luta, contra as antinomias que perpassam nosso sistema educacional. Ainda, trata-se de uma postura assumidamente em defesa da ética humana com vistas à igualdade e à justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Guimarães Neves, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestre em Educação, especialista em Educação Ambiental e graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 

Filipi Vieira Amorim, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande, Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense e graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma universidade. 

Bruna Telmo Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestrado em Educação e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande.

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com ênfase em Filosofia e Educação. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo.Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Líder do Grupo de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental e Popular. 

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2008.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Paulo Freire e o projeto popular para o Brasil. In: SOUZA, Ana Inês (Org.). Paulo Freire. Vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2001.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Escola como espaço público: exigências humanas. Revista de Educação AEC, Brasília, DF, v. 30, n. 121, p. 118-123. out./dez. 2001. ISSN 0104-0537.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular? São Paulo: Brasiliense, 2006.

CARRILLO, Alfonso Torres. A educação popular como prática política e pedagógica emancipadora. In: STRECK, Danilo; ESTEBAN, Maria Teresa. (Org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014b.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educar para quê? – Contra o autoritarismo da relação pedagógica na escola. São Paulo: Cortez, 1989.

PALUDO, Conceição. Educação popular em busca de alternativas: uma leitura desde o campo democrático e popular. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001.

PALUDO, Conceição. Educação Popular – Dialogando com Redes Latino-Americanas (2002-2003). In: PONTUAL, Pedro Pontual; IRELAND, Timothy (Org.). Educação popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília, DF: Ministério da Educação: UNESCO, 2006.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

NEVES, J. G.; AMORIM, F. V.; ALVARENGA, B. T.; PEREIRA, V. A. A incongruência entre os predicados da educação: os desafios da docência no contexto da educação popular. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 502–513, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i3.8638206. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638206. Acesso em: 25 jan. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)