Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras: um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais

Autores

  • Cristina Alba Wildt Torrezzan Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8638211

Palavras-chave:

Material didático. Educação. Educação a distância. Abordagem Interdisciplinar

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento das competências necessárias às equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais, desenvolvido com base em referencial teórico e um estudo de caso. O principal objetivo é apoiar a interlocução entre as distintas funções de cada membro de equipes interdisciplinares durante a elaboração desses materiais. O trabalho descreve o processo de validação de competências, que ocorreu através da aplicação de questionários e do cruzamento entre dois mapeamentos: o primeiro foi realizado com base em levantamento bibliográfico e o segundo, elaborado em curso de extensão. O intuito é auxiliar professores, designers e programadores na gestão das atividades responsáveis pela construção de materiais educacionais digitais. Os resultados apontam a identificação e a setorização, por equipe, dos elementos envolvidos nesta prática, apoiando a adoção de um percurso metodológico focado, interativo e colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Alba Wildt Torrezzan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS). Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS). Especialista em Informática na Educação (CINTED/UFRGS). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFPel) e em Formação Pedagógica de Docentes a Nível Técnico (CEFET/RS). Em suas atividades é pesquisadora voluntária do Núcleo de Novas Tecnologias na Educação (UFRGS). Atua nas áreas de Desenho Técnico, Gráfica Digital, Educação a Distância, Informática na Educação. Tem experiência em Docência, Tutoria em EAD, Construção de Materiais Educacionais Digitais.

 

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre e Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Expansão Inovadora (DT), nível I do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), produção e avaliação de materiais educacionais digitais, arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, construção do conhecimento em AVAs, formação de professores em AVAs. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisiciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED). Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education.

Referências

BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013, 312 p.

DAVENPORT, Thomas; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o capital intelectual. 18. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998, 256 p.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competências. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, PR, v. 5. 2001. Disponível em: <http://goo.gl/6vvj> Acesso em: 10 mar. 2016. ISSN 1982-7849.

LEME, Rogério. Aplicação prática de gestão de pessoas por competências – mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012, 244 p.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990, 124 p.

ROSSATO, Maria Antonieta. Uma proposta de modelo de gestão do conhecimento. 2002. Tese (Doutorado em Ciências em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2002.

TORREZZAN, Cristina Alba Wildt, et al. Objeto de aprendizagem CompEMed. 2012. Disponível em: <http://goo.gl/IERyqg>. Acesso em 10 mar. 2016.

TORREZZAN, Cristina Alba Wildt; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. In: BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013, 312 p.

TORREZZAN, Cristina Alba Wildt. Design pedagógico: um olhar na construção de materiais educacionais digitais. 2009. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2009. Disponível em: <https://goo.gl/SWlSmZ>. Acesso em: 05 jul. 2015.

TORREZZAN, Cristina Alba Wildt. ConstruMed: Metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. 2014. 240 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2014. Disponível em: < http://goo.gl/lq8B1g>. Acesso em: 05 jul. 2015.

Downloads

Publicado

2016-04-06

Como Citar

ALBA WILDT TORREZZAN, C.; ALEJANDRA BEHAR, P. Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras: um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 136–155, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i1.8638211. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638211. Acesso em: 17 jan. 2021.