Banner Portal
Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras: um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais
PDF

Palavras-chave

Material didático. Educação. Educação a distância. Abordagem Interdisciplinar

Como Citar

ALBA WILDT TORREZZAN, Cristina; ALEJANDRA BEHAR, Patricia. Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras: um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 136–155, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i1.8638211. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638211. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento das competências necessárias às equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais, desenvolvido com base em referencial teórico e um estudo de caso. O principal objetivo é apoiar a interlocução entre as distintas funções de cada membro de equipes interdisciplinares durante a elaboração desses materiais. O trabalho descreve o processo de validação de competências, que ocorreu através da aplicação de questionários e do cruzamento entre dois mapeamentos: o primeiro foi realizado com base em levantamento bibliográfico e o segundo, elaborado em curso de extensão. O intuito é auxiliar professores, designers e programadores na gestão das atividades responsáveis pela construção de materiais educacionais digitais. Os resultados apontam a identificação e a setorização, por equipe, dos elementos envolvidos nesta prática, apoiando a adoção de um percurso metodológico focado, interativo e colaborativo.
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8638211
PDF

Referências

BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013, 312 p.

DAVENPORT, Thomas; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o capital intelectual. 18. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998, 256 p.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competências. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, PR, v. 5. 2001. Disponível em: <http://goo.gl/6vvj> Acesso em: 10 mar. 2016. ISSN 1982-7849.

LEME, Rogério. Aplicação prática de gestão de pessoas por competências – mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012, 244 p.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990, 124 p.

ROSSATO, Maria Antonieta. Uma proposta de modelo de gestão do conhecimento. 2002. Tese (Doutorado em Ciências em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2002.

TORREZZAN, Cristina Alba Wildt, et al. Objeto de aprendizagem CompEMed. 2012. Disponível em: <http://goo.gl/IERyqg>. Acesso em 10 mar. 2016.

TORREZZAN, Cristina Alba Wildt; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. In: BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013, 312 p.

TORREZZAN, Cristina Alba Wildt. Design pedagógico: um olhar na construção de materiais educacionais digitais. 2009. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2009. Disponível em: <https://goo.gl/SWlSmZ>. Acesso em: 05 jul. 2015.

TORREZZAN, Cristina Alba Wildt. ConstruMed: Metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. 2014. 240 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2014. Disponível em: < http://goo.gl/lq8B1g>. Acesso em: 05 jul. 2015.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.