Banner Portal
Classes sociais, campo, grupos: contribuições para pensar a função social da escola
PDF

Palavras-chave

Escola. Classe social. Grupos. Pierre Bourdieu.

Como Citar

LIMA, Rita de Cássia Pereira; CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Classes sociais, campo, grupos: contribuições para pensar a função social da escola. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 633–652, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i3.8638223. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638223. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como ponto de partida a crítica de Bourdieu ao conceito marxiano de “classes sociais”, quando o autor propõe a “teoria dos campos”. Considerando o universo escolar marcado pela presença de diversidades humanas que, nos planos material e simbólico, podem provocar divisões, relações de poder, exclusões, apresenta-se aqui uma perspectiva teórica para a abordagem da instituição escolar que permite ampliar reflexões sobre sua função social. Três aspectos centrais são abordados: a) a relação entre dominação e classes sociais na função social da escola; b) a exclusão social como paradigma societário e sua relação com a escola; c) as concepções de “campo” e de “grupo” em Bourdieu, como alternativa para avançar a concepção econômica de classes sociais no contexto escolar. O artigo procura mostrar que, na busca pela escola da diversidade e heterogênea, o conceito de “classe social” é insuficiente para explicar a riqueza das interações sociais que ocorrem no cotidiano escolar, devido, principalmente, à intensidade das trocas simbólicas presentes neste espaço. Defende-se a necessidade de buscar um referencial teórico que explique melhor as relações sociais entre diversos agentes/grupos, contexto social e cultura escolar. À guisa de conclusão, indica-se a fecundidade da aproximação entre a sociologia de Bourdieu e a perspectiva psicossocial da teoria moscoviciana das representações sociais para explicar as relações materiais e simbólicas que ocorrem na escola.  

https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638223
PDF

Referências

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, Edição Extra.

BARRÉRE Anne; SEMBEL Nicolas. Sociologia da escola. São Paulo: Loyola, 2006.

BAUDELOT, Christian; ESTABLET, Roger. L’Ecole capitaliste em France. Paris: Librairie François Maspero, 1971.

BOURDIEU, Pierre. La distinction: Critique sociale du jugement. Paris: Minuit, 1979.

BOURDIEU, Pierre. The Social Space and the Genesis of Groups. Theory and society, California, Estados Unidos, v. 14, n. 6, p. 723-744. 1985. Disponível em: http://goo.gl/uiMrwI Acesso em: 05 jul. 2015.

BOURDIEU, Pierre. La noblesse d’etat: Paris, Minuit, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Raisons pratiques: Sur la théorie de l´action. Paris: Seuil, 1994.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Tradução de Cássia Regina da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução de Maria Helena Kühner. 11.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

BOURDIEU Pierre; PASSERON, Jean-Claude. La reproduction. Paris, Minuit: 1970.

BOYER, Robert. A arte do judoca. In: ENCREVÉ, Pierre; LAGRAVE, Rose-Marie. Trabalhar com Bourdieu. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005, p. 271-283.

BURAWOY, Michael. O marxismo encontra Bourdieu. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2011.

CASTEL, Robert. Les marginaux dans l’histoire. In. PAUGAM, Serge (Ed.) L’exclusion : l’état des savoirs. Paris: Éd. la Découverte, 1996, p.32-41.

CASTEL, Robert. Pierre Bourdieu e a rigidez do mundo. In: ENCREVÉ, Pierre; LAGRAVE, Rose-Marie. Trabalhar com Bourdieu. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005, p.351-358.

DELARUE, Jean-Marie. La rélégation. Paris: Syros, 1991.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, John. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1965.

DIAS, Fernando Correia. Durkheim e a Sociologia da Educação no Brasil. Em Aberto, Brasília, DF, v. 9, n. 46, p. 33-48. abr./jun.1990. Disponível em: http://goo.gl/oJZYDl. Acesso em: 05 jul. 2015. ISSN 2176-6673.

DONZELOT, Jacques. Face à l’exclusion, le modèle français. Paris: Esprit. 1991.

DUBET, François. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, SP, n. 119, p. 29-45. 2003. Disponível em: http://goo.gl/M6UFWd Acesso em: 12 mar. 2015. ISSN 1980-5314.

DURKHEIM, Emile. Sociologia e filosofia. Tradução de Fernando Dias Andrade. São Paulo: Ícone Editora, 2004.

FASSIN, Didier. Marginalidad et marginados, la cosntruction de la pauvreté urbaine en Amérique latine. In: PAUGAM, Serge (Ed.) L’exclusion. L`état des savoirs. Paris: Editions de la Découverte, 1996, p. 263-271.

GAZIER, Bernard. Implicites et incomplètes: les théories économiques de l’exclusion. In. PAUGAM, S. (Ed.) L’exclusion l’état des savoirs. Paris: Éditions la Découverte, 1996, p.42-51.

GIROUX, Henry. A Pedagogia radical e o intelectual transformador. In: GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. 2.ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. São Paulo: Civilização Brasileira, 1989.

LENOIR, René. Les exclus: un français sur dix. Paris: Seuil, 1974.

LOSURDO, Domenico. A luta de classes: uma história política e filosófica. São Paulo: Boitempo, 2015.

MACEDO, Lino de. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.

MARX, Karl. A luta de classes na França. São Paulo: Global. 1986.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Estudos Avançados, São Paulo, SP, vol. 12, n. 34, p. 7-46. 1998. Disponível em: http://goo.gl/zLfqvu Acesso em: 05 jul. 2015. ISSN: 1806-9592.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da educação. Introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

MICHAUD, Éric. Capitalização do tempo e realidade do carisma. In: ENCREVÉ, Pierre; LAGRAVE, Rose-Marie. Trabalhar com Bourdieu. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005, p. 285-292.

MOSCOVICI, Serge. Society and Theory in Social Psychology. In: ISRAEL, J.; TAJFEL, H. (Eds.). The Context of Social Psychology. London and New York: Academic Press, 1972, p. 17–68.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 78, p. 15-35. abr. 2002. Disponível em: http://goo.gl/jGD9W Acesso em: 04 fev. 2015. ISSN: 1678-4626.

PARSONS, Talcott. O sistema das sociedades modernas. São Paulo: Pioneira, 1974.

PAUGAM, Serge. Introduction. In: PAUGAM, Serge. L’exclusion: l’état des savoirs. Paris: Editions la Découverte, 1996, p.7-19.

PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Brasiliense. 1981.

SASSIER, Philippe. Du bon usage des pauvres: histoire d’un thème politique XVI-XX siècle. Paris: Fayard, 1990.

SNYDERS, Georges. Escola, classes e luta de classes. São Paulo: Centauro, 2005.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.